30/08/2020 às 08h12min - Atualizada em 30/08/2020 às 08h12min

​Santa Maria se prepara para o período das chuvas

Vital Furtado
Correio de Santa Maria

Apesar de estarmos ainda no mês de agosto e as chuvas na região só vão começar pra valer em outubro. Antecipando-se a elas a Administradora Regional de Santa Maria, Marileide Romão, iniciou uma operação geral cidade para evitar prejuízos e desconforto aos moradores. O serviço começa com o tapa-buracos e vai até desobstrução de boca de lobos e galeria de águas pluviais.
Tapa buracos:

Em se tratando da operação tapa buraco, uma das metas que foram solicitadas pelo governador Ibaneis Rocha e o Secretário de Governo, José Humberto é a questão do BURACO ZERO em Santa Maria. Marileide esclarece que a Administração regional está empenhada em deixar todas as pistas em perfeito estado para a chegada da chuva. “Todos os dias realizamos efetivamente esse trabalho. A população vê caminhões e o rolinho passando e efetivando esse trabalho. Tenho certeza que o morador de Santa Maria reconhece o nosso empenho em solucionar todos os pedidos de tapa-buraco possíveis”, explicou.

Por outro lado, em relação a roçagem de mato, temos notado que a parceria entra a Administração de Santa Maria com a Novacap é muito boa. A primeira etapa da dessa ação foi realizada e de acordo com os moradores os resultados foram muito bons. Além da roçagem de mato ser uma tarefa permanente a gestão de Marileide Romão esta chegando a um nível de manutenção com a equipe da Administração e da Novacap realizando o trabalho antes do mato crescer. Tanto é que, a administradora já enviou as solicitações e antes das chuvas a comunidade vai encontrar a cidade com a roçagem feita. 

Vale lembrar que através da ouvidoria, no telefone 162, podem ser feitas  solicitações emergenciais e, essas demandas serão atendidas com muita agilidade. “Faço questão de agradecer diretamente ao presidente Fernando Leite que sempre nos recebe bem e atende nossas demandas”, Diz Marileide.

                                                       

Quem presenciava aquele grande rio correndo Avenida Alagado abaixo devido os transtornos decorrentes do alagamento, com certeza, tal como explica a administradora de Santa Maria, este ano a imagem da será diferente.  Pois, a administração Regional conta com uma excelente equipe de obras intensificando várias ações na cidade, e mesmo em tempos de pandemia, essa equipe não para. Tudo é realizado com prevenção, mas com muito carinho para que a população seja atendida. Parte dessa equipe foi direcionada para atuar como força-tarefa nas limpezas de boca de lobo e nos próximos dias receberá reforços importantes da NOVACAP. No período de chuvas, Santa Maria vai estar bem amparada nessa questão.

Só que as ações neste período na RA XIII, as parcerias vão bem além que a Novacap, já que duas outras parcerias importantes estão dando frutos; o Detran/DF para a manutenção de faixas de pedestres e com o SLU para a pintura de meio-fio.

  Quem passa nas vias de Santa Maria vê o quanto a cidade está bem cuidada.  Segundo fontes da administração, a meta e o desejo da atual gestão é que quem venha para Santa Maria ou more aqui sinta o prazer de ver essa cidade cada dia mais arrumada.

Em relação a sintonia administração/liderança/comunidade,  a administradora  Marileide Romão tem uma gestão aberta a população ouvindo as lideranças, ouvindo os moradores e ouvindo todos que querem construir uma cidade melhor. “Nesse governo percebe-se o quanto as lideranças tem voz e vez. Estou como administradora que luta e busca por melhorias para Santa Maria, como a maioria dos moradores daqui”, salientou Marileide Romão.

A para aqueles que precisam dos serviços do órgão regional, mas, tem dificuldade em sair de sua casa, o governo lançou no início de agosto o aplicativo e-cidades. Nas redes sociais de cada órgão regional estão as orientações de como fazer as solicitações de um bom e ágil atendimento para a população. Mas também tem ainda a ouvidoria através do número 162 e o número de whatsapp 9 9138-4307.

O índice de resolutividade da administração regional de Santa Maria  é um dos maiores entre as Regiões Administrativas. Nos últimos seis meses, constam índices superiores à 93%. Isso nos dá a certeza que a gestão está no caminho certo, e com a responsabilidade cada dia maior para atender as expectativas de todos que contam com os serviços da administração.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »