02/09/2020 às 08h33min - Atualizada em 02/09/2020 às 08h33min

Campanha antirrábica abre vacinação para cães e gatos

A Campanha começou na segunda-feira (31/8) e termina na próxima sexta-feira (4/9).

Correio de Santa Maria

 

Para a vacinação, os tutores devem levar os cães com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte para evitar fugas. “A partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva todos os anos. A antirrábica é a única forma de garantir a saúde e proteção de suas famílias”, ressalta seu Leônidas.
 
Causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, a raiva é uma doença infecciosa que acomete mamíferos e pode ser transmitida pela saliva de animais como cães e gatos. A doença apresenta uma alta taxa de mortalidade, alcançando quase 100% entre os animais e seres humanos acometidos pela virus.
 
Entre os sintomas pode haver o surgimento repentino de comportamento agressivo, salivação excessiva e paralisia. A doença afeta o sistema nervoso central, instalando-se no cérebro e, assim, ocasiona a encefalite que é uma inflamação do cérebro. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.
 
O horário de vacinação é de 8 da manhã as 5 da tarde.
Local: Cães e Cia
Endereço: CL 205 Lote C-06 Santa Maria- Avenida Alagado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »