04/09/2020 às 12h03min - Atualizada em 04/09/2020 às 12h03min

Mourão sobre reforma: “Estado não ficará com servidor até o fim da vida”

Proposta do governo que mexe com o funcionalismo público foi enviada ao Congresso nessa quinta-feira

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que a reforma administrativa enviada pelo Executivo ao Congresso dará “mais liberdade de contratação” ao poder público e que o governo não terá de “ficar com qualquer funcionário até o final da vida da pessoa”. As declarações foram dadas na chegada de Mourão a seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (4/9).

Segundo o vice, o serviço público deve ter salários iniciais menores e promoção por merecimento, e não por antiguidade, como ocorre em muitas carreiras.

“Todo mundo vai entrar no serviço público com um salário menor e, a partir daí, haverá uma avaliação de desempenho meritocrático de modo que ele vá sendo promovido por merecimento e não por decurso de prazo”, disse Mourão.

Para Mourão, outra vantagem seria a flexibilização da transferência de servidores para suprir carência em determinados órgãos, como ocorre com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que precisou recorrer a militares para dar vazão a processos de aposentadoria parados por falta de força de trabalho. Atualmente, a legislação proíbe a transferência quando há divergência entre os tipos de carreiras.

“Os pontos principais dessa reforma é você ter uma liberdade maior de contratação, não ter que ficar com qualquer funcionário até o final da vida da pessoa, vai depender das necessidades do governo. Você tem capacidade de remanejar gente de um ponto pra outro, independentemente da função que ele ocupa”, destacou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »