21/09/2020 às 17h07min - Atualizada em 21/09/2020 às 17h07min

Chuva aparece e põe fim a estiagem de 120 dias

Os pingos de chuva miúda que caíram em pontos isolados do Distrito Federal no final da manhã desta segunda, 21, se transformaram em aguaceiro a partir do meio da tarde. As ruas foram tomadas por enxurradas e moradores de algumas localidades, como Águas Claras e Arniqueiras, reportaram a ocorrência de granizo.

Chega ao fim, assim, uma estiagem que se arrastou ao longo de 120 dias. Mas a chuva ainda não veio para ficar. Segundo o Inmetro, devem acontecer pancadas forte, com muitos raios e trovões, até a quarta-feira, 23. Depois haverá uma pausa de 10 dias. Só então a temporada de chuva começa de vez.

A chuva ocorre após recordes de temperatura alta no DF. No último sábado (19), os termômetros marcaram 35,5ºC, no Gama. Já a umidade teve a mínima de 12%. Foi o segundo dia seguido de recorde de temperaturas na capital em 2020. O dia mais quente havia sido a sexta-feira (18), quando os termômetros atingiram 34,6ºC.

Ao mesmo tempo em que a capital ficou mais quente, uma corrente de umidade passa pelo Distrito Federal. De acordo com a meteorologista do Inmet Naiane Araújo, é comum a chuva aparecer nessas condições. “Quando a umidade sobe um pouco e está muito quente, são os ingredientes para a formação das nuvens”, afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »