21/09/2020 às 17h22min - Atualizada em 21/09/2020 às 17h22min

Heleno: “Nações e ONGs estrangeiras usam queimadas para derrubar Bolsonaro”

O ministro afirmou que "não há comprovação científica de que o aumento de incêndio nas florestas decorra de inação do governo"

O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência ds República, disse nesta segunda-feira (21/9) que entidades internacionais, nações e personalidades têm “objetivo” de “prejudicar o Brasil e derrubar o governo Bolsonaro” usando o argumento do crescimento das queimadas no país.

“Não podemos admitir e incentivar que nações, entidades e personalidades estrangeiras, sem passado que lhes dê autoridade moral para nos criticar, tenham sucesso no seu objetivo principal, obviamente oculto, mas evidente para os não inocentes, que é prejudicar o Brasil e derrubar o governo Bolsonaro“, afirmou o general.

O ministro, no entanto, não mencionou a quais países se refere. “É importante ressaltar que o assunto é altamente polêmico. Não há comprovação científica de que o aumento de incêndio nas florestas primárias decorra de inação do governo federal. Na verdade, elas têm a ver com fenômenos naturais, cuja ação humana é incapaz de impedir”, avaliou Heleno.

O general ainda disse que se entristece com brasileiros que se “aliam” a estrangeiros que “jamais pisaram na Amazônia”.

“Conhecem a Amazônia por fotografia e ONGs que têm por trás potências estrangeiras para nos apresentarem ao mundo como vilões do desmatamento e do aquecimento do planeta”, disse, durante a abertura da audiência pública que debate a aplicação de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »