A vítima era Robson Dourado dos Santos, 49 anos. Ele era proprietário do caminhão e realizava o carregamento de brita da Unidade de Recebimento de Entulhos para o Jardim Botânico. O motorista do caminhão pediu folga a Robson e, por isso, ele mesmo estava no comando do automóvel. Ele prestava serviços terceirizados para a Novacap por meio da Copercan. A entidade informou que está trabalhando para acompanhar e apoiar a família.
Robson deixa três filhos e uma esposa. Segundo sua sobrinha, que preferiu não se identificar, o homem trabalhava no lugar dos motoristas quando era necessário. Ele tinha mais três irmãos. Dois deles compareceram ao local e ainda estavam muito abalados.
A árvore era um eucalipto, plantado na área do cinturão verde da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a árvore caiu devido às chuvas e não apresentava risco de queda prévio. Ainda hoje, a companhia informou que irá retirar as outras árvores do local.
Outros acidentes foram registrados na capital federal. Um caminhão tombou na via BR 020, próximo ao canteiro central.Segundo os bombeiros, o veículo está no local desde as 7h22, horário que o órgão foi acionado para realizar o socorro, mas não houve vítimas. A via não está interditada e o local ficou sob cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na911/711 Sul, a queda de uma segunda árvore deixou a via interditava pela manhã. A planta caiu ao lado do Hospital Naval por volta das 6h e ainda está sendo removida do local.
De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), os ventos alcançaram 60 km/h, próximo à Brazlândia, por volta das 9h. As precipitações de chuva, que começaram por volta das 3h, devem permanecer durante todo o dia.
A manhã foi marcada por engarrafamentos em diferentes locais do DF. De acordo com aplicativos de trânsito, a via EPTG ficou com o trânsito mais intenso que o normal. Os motoristas que saíam de Samambaia, sentido Plano Piloto, tiveram que enfrentar engarrafamento nas vias BR-060, BR-450 e EPNB, a velocidade média era de 38km.
No Gama, o atraso no trânsito era de 14 minutos para quem trafegava na BR-251. No entorno, Planaltina de Goiás, o engarrafamento causou atraso de oito minutos em relação aos dias com estiagem.
Devido aos registros de vento pela manhã, o Inmet emitiu alerta laranja no DF. O aviso chama a atenção da população para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o órgão adverte a população para que não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o Instituto pede que os cidadãos não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.