12/12/2020 às 08h06min - Atualizada em 12/12/2020 às 08h06min

Silvio Santos: 90 anos do apresentador mais popular do Brasil

O dono do SBT completa nove décadas de vida neste sábado (12/12): seu programa está no ar desde 1963

LUIZ PRISCO
METRÓPOLES
Senor Abravanel, Silvio Santos, Homem do Baú, O Patrão. Todas são formas de se referir ao apresentador mais popular da televisão brasileira, que, neste sábado (12/12), completa 90 anos de idade. Ao longo dessas nove décadas, o comunicador passou seis na telinha, passando por vários programas até montar sua própria rede: o SBT.

O Metrópoles entrevistou dois biógrafos de Silvio Santos – Fernando Morgado e o jornalista Maurício Stycer – para compreender o impacto que o Homem do Bau teve na cultura nacional. O apresentador criou um jeito de fazer TV, se envolveu nos mais variados ramos empresariais, tentou ser presidente da República e se consagrou com bordões, como “quem quer dinheiro”.

“O Silvio é um cara muito grande”, começa Stycer, autor do livro Topa Tudo Por Dinheiro – As Muitas Faces do Empresário Silvio Santos. “É, sem dúvidas, a maior figura da televisão brasileira e, eu me arrisco a dizer, de todo o mundo”, completa Fernando Morgado, que escreveu Silvio Santos: A Trajetória do Mito.

 

Filho do casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel nasceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1930. Desde cedo se envolveu em negócios, para ajudar a família. Um dos capítulos mais conhecidos de sua vida, envolve a juventude, quando trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca – vendendo capas para títulos de eleitor.

Silvo Santos, o nome artístico de Senor Abravanel, surgiu quando a carreira no rádio e televisão virou uma opção para o vendedor aumentar seus lucros. “A TV foi a melhor maneira que ele encontrou de vender mais. Nesse sentido que eu condiciono que a comunicação veio a reboque do interesse dele como empresário”, aponta Stycer.

Assim, Silvio estreou nas telinhas em 1962, no programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. No ano seguinte, estreou o Programa Silvio Santos, que, desde 1963, esta no ar no pais. À medida que crescia como empresário, o comunicador passou a se interessar em ampliar os negócios e conseguir o próprio canal.

O sonho começou em 1976, quando o general Ernesto Geisel, um dos presidente do período da ditadura militar, concedeu a Silvio a TVS (TV Studios) do Rio de Janeiro. Quase cinco anos depois, em 1981, o Patrão fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

No SBT, Silvio criou um jeito próprio de fazer televisão. Com mudanças na grade, pouco espaço para jornalismo, programas inovadores e apostas que poucos fariam: como Chaves e as novelas mexicanos. Em sua emissora, lançou nomes como Gugu Liberato, Celso Portioli, Eliana, Mara Maravilha e, mais recentemente, Maisa e Larissa Manoela.

Já dono do SBT, o apresentador e empresário decidiu lançar-se em um projeto maior. No ano de 1989, tentou disputar a Presidência da República pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB). A ideia, porém, acabou barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral, por conta de problemas no registro da candidatura.

“O Silvio Santos política nasce muito da vaidade dele, de uma imagem que ele tinha dele mesmo”, conclui Morgado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »