14/04/2017 às 15h39min - Atualizada em 14/04/2017 às 15h39min

UMA NOTÍCIA NACIONAL: É VERDADE QUE A IDEOLOGIA DE GÊNERO FOI RETIRADA DA BNCC?

prof. Orley José da Silva (Goiânia)
a imprensa nacional noticiou que a ideologia de gênero foi retirada da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, por causa da supressão das expressões "Identidade de Gênero" e "Orientação Sexual".
 
Pois bem. Eu e a profª Viviane, de BH, fizemos uma análise da BNCC e constatamos que a ideologia de gênero permanece intacta nesse currículo nacional porque os redatores do documento usaram estratégias linguísticas para a manutenção do conteúdo independente da presença ou não de palavras ou expressões próprias desse campo de estudos. PORTANTO, ESTA É UMA NOVIDADE, UMA CONTRA-NOTÍCIA QUE PRECISA SER DIVULGADA.
 
Outra novidade que encontramos é que, embora o ENSINO RELIGIOSO tenha sido suprimido do documento, deixando por conta dos estados e municípios, a BNCC autoriza o ensino de técnicas budistas, hinduístas e esotéricas nas escolas.
 
Também não soluciona o problema do ensino da CULTURA AFRO-BRASILEIRA nas escolas que, ao invés de se dedicar aos aspectos de cultura geral dos africanos continentais e também dos descendentes brasileiros, dedica-se, prioritariamente à propagação do CANDOMBLÉ E DA UMBANDA.
 
 
Ou seja, embora não haja oficialmente o ensino religioso na escola, haverá ensino de budismo, hinduísmo, esoterismo,candomblé e umbanda. O cristianismo é excluído desse projeto.
 
E na esteira dessa permissão, terão que ser produzidos materiais didáticos e paradidáticos, além de treinamento para os professores, de acordo com as perspectivas dessas religiões que a BNCC embala como "elementos culturais" ou "técnicas terapêuticas e/ou relaxamento". 
 
Vale dizer que a BNCC não é para o ensino de pessoas adultas, mas para a educação infantil (crianças de 0 a 5 anos) e ensino fundamental (alunos de 6 a 14 anos)
 
O Ensino Médio, onde os alunos são maiores, ficou de fora desta BNCC.
 
Sugiro ao senhores redatores à leitura cuidadosa desta nossa modesta contribuição ao estudo da BNCC, em forma de uma NOTA TÉCNICA INFORMAL E VOLUNTÁRIA DE DOIS ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO. 
 
Os senhores poderão escrever matérias a partir das nossas informações. Caso queiram publicar a NOTA TÉCNICA na íntegra, poderão fazê-lo. Mas reconheço que ela é extensa. Então, caso queiram deixar o link do meu blog para que os interessados leiam a íntegra, poderão fazê-lo também.
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »