15/01/2021 às 14h36min - Atualizada em 15/01/2021 às 14h36min

Morre Luis do Baratudo, ex-empresário de Santa Maria

Por Celso Alonso
Fonte - Livro Meu Testemunho de Santa Maria do jornalista Vital Furtado
 
 
Uma triste notícias para os moradores de Santa Maria, principalmente aqueles que durante vários anos fizeram suas compras ou participaram das campanhas sociais do então supermercado Baratudo, localizado na CL 202. Faleceu nesta madrugada (15), o empresário Antônio Luís Uchôa (51), ex-diretor do supermercado e um dos principais empresários locais.
 
Supermercado Baratudo
 
Ainda não se tem precisamente informações sobre as causas da morte, mas de acordo com informações preliminares, Uchôa foi vítima de infarto. Ele tinha problemas cardíacos e fazia tratamento para amenizar o problema.
 
Antigo Mercado Azulão - Foto do Livro Meu Testemunho de Santa Maria
 
A história de sucesso do empresário que foi um dos precursores do ramo alimentícios na cidade começou em 1991, quando os pais do o então rodoviário Antônio Luís Uchôa, senhor Raimundo Nonato Uchôa e a senhora Maria dos Remédios Uchôa, naturais do estado do Piauí, vieram para Santa Maria após ganharem o tão sonhado lote, onde fixariam sua residência. Ao se mudar para a cidade, o jovem e cheio de planos, vendo uma cidade promissora que lhe proporcionava o início de um empreendimento, em companhia das suas irmãs, decidiu por montar uma pequena lojinha de material escolar. Mas o seu objetivo era montar um minimercado.
 
Os irmãos Antônio Luís e Luís Antônio - Foto do Livro Meu Testemunho de Santa Maria
 
As dificuldades eram grandes e muitas vezes lhe faltavam recursos financeiros para o negócio ir adiante. Sempre ouviu piadas de que “Se não colocar uma garrafa de pinga o negócio não irá pra frente”. Mas o entusiasmo era tamanho que o seu irmão gêmeo, Luís Antônio, decidiu pedir demissão da profissão de rodoviário e se uniu a ele. Juntos fundam o antigo Mercado Azulão.
 
Maria Luísa, irmã de Antônio Luís assassinada no antigo mercado Azulão
Foto do Livro Meu Testemunho de Santa Maria
 
O novo empreendimento crescia absurdamente ao ponto de terem que aumentar a quantidade de colaboradores. Foi quando a sua irmã, Maria Luiza se juntou a dupla. Tudo caminhava bem até que em um assalto ao mercado ocorrido em 1998, sua irmã que era considerara pessoa fundamental no projeto, foi assassinada de forma fria e cruel. A tragédia abalou a família, mas não os sonhos dos irmãos Uchôa, que após um período deram continuidade aos planos inaugurando aquele que seria, à época, o maior empreendimento de Santa Maria. 
 
Primeira sede do Supermercado Baratudo - Foto do Livro Meu Testemunho de Santa Maria
 
O supermercado Baratudo foi um dos mais importantes pontos de referência em revenda de alimentos da cidade, bem como um dos grandes da região do entorno sul. O papel de Antônio Luís Uchôa foi fundamental para a consolidação da marca. 
 
Antonio Luís ao lado de Joaquim Roriz - Foto do Livro Meu Testemunho de Santa Maria
Também em parceria com o irmão inaugurou uma segunda unidade, localizada na QR 215, desta vez com o nome de supermercado D’fão. Apesar da dimensão do segundo empreendimento, esse não tirou o brilho do “Baratudo” que continuava a crescer na cidade, até que no ano de 2017, veio a notícia que entristeceu a Santa Maria. O Baratudo declarou falência e fechou suas portas definitivamente. Hoje no local está instalado o supermercado Vivendas.
Luís do Baratudo, como era conhecido, teve um papel fundamental em Santa Maria, quando participou da geração de centenas de empregos, militou diretamente em causas sociais proporcionando muita alegria e lembranças às famílias carentes da região com festas e sorteios, entre os quais a “Ciranda da Alegria”, evento tradicional que era realizado no dia das crianças, com a distribuição de centenas de brinquedos, cestas básicas e vales-compra para as famílias carentes. 

Ciranda da Alegria 2012 - Foto Agência Satélite

 

Outra atração do supermercado Baratudo acontecia na passagem do famoso trio elétrico batizado como “Titanic – O navegante do asfalto”, sempre aos sábados e domingos pelas principais avenidas da cidade, anunciando somente as ofertas e promoções do estabelecimento. 
 
Antônio Luís Uchôa, deixará muita saudade e boas recordações, pois fez parte da história de sucesso de Santa Maria
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »