22/01/2021 às 05h51min - Atualizada em 22/01/2021 às 05h51min

Municípios goianos dão “jeitinho” de vacinar pessoas fora do grupo de risco

As secretarias de Saúde de Mineiros e Santa Helena estariam vacinando idosos que têm acima de 75 anos mas que estão fora dos prioritários

MAIS GOIÁS

Segundo informações levantadas pelo Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Goiás (Cosems-GO), pelo menos dois municípios estariam “adaptando” os planos de vacinação contra a covid-19 previamente pactuados e imunizando indivíduos fora dos grupos prioritários. As secretarias de Saúde de Mineiros e Santa Helena estariam, conforme o Conselho, vacinando idosos que têm acima de 75 anos mas que estão fora dos prioritários, por não viverem em abrigos de longa permanências, os asilos.

O Cosems-GO chegou a emitir uma nota jurídica com o objetivo de, conforme a entidade, orientar e resguardar as gestões municipais no que tange à imunização contra a covid-19, uma vez que a aplicação de vacinas Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação poderia ser enquadrado inclusive como improbidade administrativa.

O Conselho destaca que a atuação coordenada na campanha de vacinação, que determinou profissionais de saúde que atuam no fronte de combate à covid e idosos que vivem em abrigos e asilos como os grupos prioritários, foi deliberada e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/GO) e, portanto, não pode ser mudado.

Acontece que, ainda conforme o Cosems-GO, alguns municípios, tais quais Mineiros e Santa Helena de Goiás, estariam vacinando idosos foram dos grupos determinados e conforme a realidade de cada um deles. No entanto, a entidade ressaltou, na nota emitida, que o Estado recomendou que os municípios apresentem “informações e justificativas sobre as estratégias adotadas na execução da campanha de vacinação local”.

“Há o plano nacional e o estadual [de vacinação] para nortear os municípios. O gestor se depara com a realidade de seu município e com algo que não está especificado no plano, contudo, o gestor não pode simplesmente escolher quem vai vacinar”, esclareceu, ao Mais Goiás, o Cosems-GO.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Mineiros, que informou que a gestora da pasta estava em outro compromisso e só poderia dar uma resposta sobre o assunto “mais tarde”. A reportagem também tentou contato com a secretária de Saúde de Santa Helena de Goiás, mas as ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »