25/01/2021 às 16h56min - Atualizada em 25/01/2021 às 16h56min

Ibaneis Rocha diz que espera vacinar professores do DF até março

O governador prevê que os educadores sejam imunizados até o início das aulas presenciais da rede pública, em 8 de março

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (25/1), durante visita à fábrica Bthek Biotecnologia, no Polo de Desenvolvimento JK, em Santa Maria, que espera começar a vacinação de professores do DF contra a Covid-19 em março. “Eu espero que até março, no início das aulas, a gente possa vacinar os nossos professores, para iniciar também as aulas (da rede pública) no Distrito Federal de forma presencial”, declarou.

“O retorno das aulas presenciais está previsto para 8 de março. Nós queremos proteger os nossos professores, para que a gente possa ter um nível de segurança maior”, completou

 Ibaneis.

4

Professores e policiais foram incluídos nos grupos prioritários para a vacinação no Distrito Federal. No começo do mês, o GDF chegou a retirá-los dessa lista, alegando que seguiria o Plano Nacional de Vacinação, mas voltou após pressão de ambas categorias. Nesta segunda, 20% das escolas da rede privada de ensino retomaram as aulas.

O governador também comentou, durante a visita, que manterá restrições a bares e restaurantes para conter o avanço do novo coronavírus no DF. Atualmente, os estabelecimentos devem fechar as portas às 23h.

“Nós tivemos uma resposta muito positiva, tanto é que os números aqui no DF estão caindo, ao contrário do que vem acontecendo em outros locais do Brasil. A gente entende a reclamação de todos os eles [empresários e comerciantes], sabemos do impacto que ocorre na parte da economia, mas temos de nos preocupar com a nossa rede hospitalar e com a saúde da população, que nesse momento é o prioritário”, enfatizou.

Ibaneis disse ainda que o governo local não pretende comprar a vacina russa fabricada pela Bthek Biotecnologia, após eventual autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Aqui no DF eu sigo o Plano Nacional de Imunização, e tem dado certo. As vacinas que têm chegado são distribuídas de forma racional pelo Ministério da Saúde. O ministro Pazuello (Eduardo Pazuello, ministro da Saúde) tem feito essa distribuição de forma proporcional. Então, eu acredito que não deva se instalar uma corrida entre os estados para a compra da vacina. Nós temos de ter a vacina em quantidade para toda a população brasileira, porque, senão, nós não vamos conseguir atingir o que nós todos pretendemos, que é a imunização da população como um todo, diminuindo essa doença em todo o país”, concluiu o governador.

 

.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »