08/02/2021 às 20h12min - Atualizada em 08/02/2021 às 20h12min

​CESC aprova duas importantes matérias de Robério para promoção da qualidade de vida no DF

ASCOM Deputado Robério Negreiros PSD/DF


Dois importantes projetos de lei, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), foram aprovados nesta segunda-feira (8) pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O primeiro deles foi o Projeto de Lei 1.484 de 2020, que insere a “Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal – AME” no calendário oficial do Distrito Federal, com o objetivo de esclarecer sobre os sinais que caracterizam a doença, bem como conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce. Na sequência, o Projeto de Lei 1.539 de 2020, que dispõe sobre o fim da exigência do prazo de validade do Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

“A semana de conscientização é de extrema importância, uma vez que a AME é uma doença rara e os sintomas que aparecem inicialmente podem se assemelhar a outros distúrbios neurológicos ou musculares, a criança e a família podem enfrentar uma longa jornada até o diagnóstico”, explica Robério Negreiros. De acordo com o deputado, a doença é genética de herança autossômica recessiva, ou seja, para que o filho seja portador da AME é preciso que os pais possuam o gene responsável pela desordem. Por esse motivo, ao inserir a “Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal”, prevista no PL 1.484/2020 pretende divulgar a informações sobre a doença e sobre a necessidade de se iniciar o tratamento o quanto antes para diminuir os impactos durante os anos em que se manifesta sem o conhecimento daqueles que a tem.

Robério acredita que com a aprovação do PL 1.539/2020,vão diminuir as exigências burocráticas relativas ao laudo pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista - TEA, facilitando a vida das famílias. “O transtorno do espectro autista não é passageiro e nem intermitente, mas acompanha a pessoa pelo resto de sua vida, mesmo que haja melhoras em seu desenvolvimento. Fato é que, as escolas, empresas e órgãos públicos solicitam laudo atual toda vez que são procurados, e, infelizmente, conseguir laudo atualizado demanda agendamento médico, perda de dia de trabalho, deslocamento e gastos. Assim, o que se pretende é facilitar a vida dos pais de crianças, jovens e adultos autistas quanto aos enfrentamentos do cotidiano, como, por exemplo a matrícula em escolas e instituições de pessoas com deficiência, o recebimento de algum benefício ou a compra de um automóvel com desconto para pessoas com deficiência (PCD)”, explica o deputado.
Link
Notícias Relacionadas »