11/02/2021 às 05h39min - Atualizada em 11/02/2021 às 05h39min

Fuga de um dos maiores traficantes de armas muda regras em presídios do Rio

Pacote de novas medidas está previsto para ser publicado nesta quinta-feira (11/2) no Diário Oficial do governo do estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Um pacote com novas regras para permitir a saída de presos das cadeias foi enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para ser publicado no Diário Oficial do governo do estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11/2). O novo protocolo é para impedir fugas pela porta da frente de presídios, como as de João Filipe Barbieri, considerado um dos maiores traficantes de armas do mundo, e de João Victor Silva Roza, outro membro da quadrilha, no fim do ano passado.

A Seap e o Ministério Público Federal (MPF) investigam a responsabilidade de agentes penitenciários.

A resolução, com oito parágrafos, tem duas entre as principais novidades relacionadas à dupla checagem que passará a ser feita pela Corregedoria do Órgão e a Subsecretaria Geral de Administração Penitenciária nos casos de dúvidas. No entanto, um agente penitenciário chegou a suspeitar do alvará de soltura de João Filipe, e mesmo assim ele saiu pela porta da frente do presídio Lemos de Brito, no Complexo de Gericinó, zona oeste do Rio.

Os dois alvarás de soltura completamente falsos que seriam da Justiça Federal poderiam ser descobertos antes que agentes colocassem os presos em liberdade se tivesse sido feita a checagem nos bancos de dados, o chamado Sarq.

João Filipe Barbieri ganhou a liberdade, em 13 de novembro do ano passado. Foi condenado a 27 anos de prisão e estava preso desde 2017. Ele é enteado de Frederick Barbieri, considerado o “Senhor das Armas”, preso nos Estados Unidos. Já João Victor Silva Roza, condenado a 16 anos por ser apontado como o homem que fazia a distribuição das armas enviadas por João Filipe e Frederick Barbieri, deixou a prisão no dia 9 de outubro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »