13/03/2021 às 08h28min - Atualizada em 13/03/2021 às 08h28min

GDF isenta bares e restaurantes da taxa de ocupação durante lockdown

Decisão do governador Ibaneis Rocha foi comunicada em reunião com setor produtivo ocorrida na tarde de sexta-feira (12/3)

governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a suspensão de cobrança da taxa de ocupação de áreas públicas usadas por bares e restaurantes, trailers, quiosques e feiras. Na prática, esses estabelecimentos não pagarão pelo uso dos espaços enquanto o decreto que institui o lockdown estiver em vigor.

O anúncio foi feito durante reunião, no Palácio do Buriti, entre o chefe do Executivo local e representantes do setor produtivo, nessa sexta-feira (12/3). O setor foi um dos mais impactados pela crise sanitária causada pela Covid-19. Um novo decreto está sendo editado pelo titular do Palácio do Buriti e deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O secretário de Economia André Clemente informou que também haverá isenção da taxa pública enquanto perdurarem os decretos com medidas restritivas no Distrito Federal. Segundo ele, a remissão das dívidas envolve o período entre março de 2020 e fevereiro de 2021.

“A medida é mais uma sinalização do governo Ibaneis para minimizar o forte impacto financeiro sofrido pelos setores econômicos. O momento é de união e requer medidas enérgicas do poder público até que a circulação do vírus esteja controlada”, disse.

De acordo com o texto previsto, os pagamentos já realizados não serão passíveis de restituição.

Toque de recolher

Na última segunda-feira (8/3), Ibaneis decretou toque de recolher das 22h às 5h, até o próximo dia 22, com o objetivo de tentar conter a proliferação de casos de Covid-19 na capital do país, que beira o colapso na rede hospitalar tanto pública quanto particular.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 314.521 contaminações e 5.082 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 34 mortes e 1.565 novas infecções.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »