04/05/2021 às 03h31min - Atualizada em 04/05/2021 às 03h31min

Em meio à Pandemia, HGP passa por reformas e pacientes aguardam no corredor

Notícia veiculada na TV Anhanguera nesta segunda-feira, 3, mostra que pacientes do Hospital Geral de Palmas, maior unidade da rede de saúde do Tocantins, estão ficando internados de forma improvisada em corredores e outras áreas, enquanto alas do HGP estão em reforma. As salas vermelha e amarela, que atendem casos graves e moderados, precisaram ser esvaziadas para reparos. No meio da realocação, muitos doentes acabaram ficando nos corredores.
 
Imagens registradas dentro do HGP mostram os pacientes bem próximos uns dos outros, em cadeiras e até no chão. As camas ficam junto das caixas com materiais da obra e lixo hospitalar. Segundo a denúncia recebida pela TV Anhanguera, na semana passada, a situação era idêntica, com muita gente amontoada nos corredores

Nesta segunda-feira (3), o Ministério Público do Tocantins pediu explicações para o governo. "Solicitei providências no sentido de alocar os pacientes dos corredores, tirá-los dos corredores. E por qual motivo os pacientes se encontram nos corredores da unidade hospitalar?", questionou o promotor Thiago Ribeiro.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que as salas vermelha e amarela e outros setores do HGP, estão passando por reparos. Lamentou os transtornos e disse que a medida é provisória.

Mesmo assim, pacientes dizem que o caso persiste há vários meses. O marido da empregada doméstica Maria de Jesus Lima, seu Josiel, passou pela situação após sofrer um AVC em janeiro. Ele ficou quase uma semana num corredor. Sem previsão de cirurgia, ele saiu do hospital sem alta médica. "Cheio. Ele ficou desesperado de ficar ali e saiu do hospital. O erro dele foi esse. Arrancou o soro e saiu. Quando ele chegou em casa, já chegou com o quadro de febre", conta a esposa.

A Secretaria de Saúde foi questionada sobre o pedido do MP, mas repetiu a informação de que a lotação é causada pelos deslocamentos da reforma, sem dar prazo para que o problema seja resolvido.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »