A pandemia deflagrada em março de 2020 provocou uma paralisação em massa no Brasil. O desencadeamento de uma crise sem precedentes travou setores da economia, gerou desempregos e trouxe preocupações sobre o futuro de projetos das administrações públicas. Na contramão de tudo isso, porém, o governador Ibaneis Rocha fez diferente: determinou que nenhuma obra estruturante fosse paralisada no Distrito Federal.
O resultado é o que se vê nas ruas um ano e dois meses depois: grandes estruturas viárias concluídas, reformas urbanas em áreas tombadas pelo Patrimônio Público, novas unidades básicas de saúde, reestruturação de toda a rede de drenagem de uma Região Administrativa (RA) e diversas outras obras em andamento – que geraram emprego e renda a milhares de trabalhadores. “Estamos enfrentando a covid-19 sem parar a cidade”, declarou Ibaneis.
São obras que vão do viaduto de Taguatinga à recuperação da W3 Sul, da reforma das escolas à construção de novas unidades básicas de saúde (UBSs), sem falar da entrega do Trevo de Saída Norte e da reestruturação completa da rede de drenagem de Vicente Pires. Por lá, já foram construídos até agora 128 km de drenagem, 130 km de ruas, 110 km de calçadas e 260 km de meios-fios.
O Governo do Distrito Federal (GDF) já investiu mais de R$ 1 bilhão em obras que beneficiarão a população nas áreas de saúde, educação e mobilidade
A população comemora ainda o início das obras do viaduto do Recanto das Emas e o reforço estrutural das tesourinhas e dos viadutos do conjunto arquitetônico do Plano Piloto – além do início da reforma inédita da Ponte Costa e Silva, que dá acesso ao Lago Sul.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur, acredita que as características das obras viárias, feitas ao ar livre e com facilidade de distanciamento entre os operários, contribuíram para que tudo fosse levado adiante sem comprometer a segurança dos trabalhadores. “Claro que tudo também vem sendo possível pela integração dos diversos órgãos do governo envolvidos nos grandes projetos”, pontua.
Em menos de dois anos e meio da atual gestão, o Governo do Distrito Federal (GDF) já investiu mais de R$ 1 bilhão em trabalhos que beneficiarão a população nas áreas de saúde, educação e mobilidade. “Vamos continuar trabalhando muito para manter o ritmo das obras, tanto em 2021 quanto em 2022. O governador tem muitos planos, e estamos aqui para poder tirá-los do papel e transformá-los em realidade”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Confira, abaixo, os grandes projetos executados em execução do GDF.
Construção de dois viadutos na Estrada Setor Policial Militar (ESPM), na altura do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar Valor investido: R$ 7,6 milhões Empregos gerados: 220 Previsão de entrega: segundo semestre de 2021 O que foi feito na obra: no momento, a empresa contratada trabalha na escavação do terreno onde serão construídos os pilares dos viadutos e as pistas exclusivas para o transporte público.
Alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga e da Estrada Parque Contorno (EPCT), no entroncamento da duas rodovias Valor investido: R$ 5,1 milhões Empregos gerados: 180 Entregue em janeiro de 2020 O que foi feito na obra: os viadutos foram unificados e agora contam com 41,80 metros de largura distribuídos com 11 faixas, entre 3,5 e 4 metros, para a circulação de veículos. Cinco faixas são no sentido Plano Piloto e quatro no sentido Taguatinga, além de duas faixas centrais, com largura de 4 metros, para ônibus.
Túnel de Taguatinga, na Avenida Central Valor investido: R$ 275 milhões Empregos gerados: 1,2 mil Previsão de entrega: primeiro semestre de 2022 Recursos: financiamento da Caixa Econômica Federal O que foi feito na obra: o túnel terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido.
Rota de Segurança do Setor de Inflamáveis Valor investido: R$ 12 milhões Empregos gerados: 200 Previsão de entrega: julho de 2022 Recursos: originários da Terracap Além de drenagem, serão construídas duas saídas do setor para os casos de emergência, em continuidade das vias já existentes (IN-1 e IN-2), seguindo paralelamente à via férrea até o Conjunto Lucio Costa. Ali elas se juntam à via marginal da EPTG. Quando a obra estiver pronta, cada uma das duas novas vias terá duas faixas de rolamento (mão dupla), com sete metros de largura, calçadas e ciclovia.
Reforma da W3 Sul Valor investido: R$ 24 milhões Empregos gerados: 500 Previsão de entrega: dezembro de 2022 Recursos: Fundurb e Terracap Em todas as quadras serão executados os seguintes serviços: melhoria do sistema viário e no fluxo de pedestres, com acessibilidade; reforma dos estacionamentos; nivelamento das calçadas com piso tátil e rampas; arborização; paisagismo; reforma dos becos entre os blocos; pintura; sinalização horizontal e troca da iluminação.
Reforma do Setor de Rádio e TV Sul Valor investido: R$ 4,3 milhões Empregos gerados: 300 Previsão de entrega: julho de 2022 Recursos: Fundurb O SRTVS vai ganhar mais 20 mil metros quadrados de novas calçadas, 130 bancos e 80 espécies de árvores para garantir sombra a quem transita na região. As calçadas serão largas, com o mínimo de 1,5 metro e o máximo de 8 metros, seguindo os moldes da revitalização da W3, com piso pré-moldado de 40 cm2.
Infraestrutura de Vicente Pires Valor investido: R$ 540 milhões Empregos gerados: 600 Previsão de entrega: os atuais contratos em vigor estão concluídos ainda no primeiro semestre de 2021 Recursos: financiamento da Caixa Econômica Federal O que foi feito: drenagem, pavimentação, calçadas e meios-fios.