28/05/2021 às 10h53min - Atualizada em 28/05/2021 às 10h53min

Professora da UnB é eleita membro da Academia de Ciências dos EUA

Segundo a docente, eleição amplia a cooperação científica internacional e contribuiu para debates importantes de política científica

Com informações da Secom UnB

Com atuação de destaque na área de ecologia, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB)  Mercedes Bustamante foi eleita membro da Academia de Coências dos Estados Unidos.

“Sim, a eleição foi uma surpresa, mas que veio em um momento em que esse estímulo é muito necessário. A eleição abre possibilidade de ampliar a cooperação científica internacional e contribuir para debates importantes de política científica, relevantes para nossas instituições”, afirmou Mercedes, que também integra o seleto grupo da Academia Mundial de Ciências desde 2018 e é membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2014.

“Num momento tão crítico para nossa ciência e nossas universidades públicas, é um sinal da qualidade da pesquisa feita no Brasil e que reforça porque é preciso garantir seu fomento. Sem apoio continuado e estável, é muito difícil construir linhas de pesquisa com foco em estudos de longa duração. Tais estudos são essenciais quando avaliamos mudanças ambientais”, acrescentou a professora da UnB.

Todos os anos, há eleição de novos membros para a Academia Nacional de Ciências dos EUA (NAS) como reconhecimento às realizações distintas e contínuas em pesquisas originais. A associação é considerada uma das maiores honrarias que um cientista pode receber.

“Creio que um significado importante é o reconhecimento de um trabalho construído por um grande grupo de colaboradores, alunos em diferentes níveis e colegas, e ao longo de muitos anos. A ciência cresce com a cooperação e, em particular, a área de ecologia de ecossistemas, pois os estudos são de longo prazo e envolvem várias abordagens, como trabalho de campo, laboratório, modelagem. Assim, destaco o enorme privilégio que tive em aprender com todos esses colegas e trabalhos conjuntos”, ressaltou Mercedes, que apareceu entre os cientistas mais citados do mundo em 2020, segundo o site Web of Science.

Ela também foi reconhecida em 2018 com a Ordem Nacional do Mérito Científico, condecoração máxima do país a profissionais com contribuições relevantes à ciência. A previsão é de que a docente tome posse na reunião da Academia em abril de 2022.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »