28/04/2017 às 17h19min - Atualizada em 28/04/2017 às 17h19min

Secretário explica mudanças na atenção primária no Recanto das Emas

Saúde da Família cobre 52,6% da região

Assessoria de Comunicação Social

 

Em encontro que durou cerca de três horas, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, detalhou a moradores do Recanto das Emas as principais mudanças no modelo de assistência da atenção primária do Distrito Federal. Na reunião, ocorrida na sede da Administração Regional, nesta sexta-feira (28), Humberto explicou que a ideia é atingir 100% de cobertura do Estratégia de Saúde da Família na região até 2018. Até o mês passado, as equipes da ESF proporcionavam cobertura de 52,6% da população, estimada em 150 mil habitantes.

 

"Esperamos até junho de 2018 contratar os médicos restantes para atingir 100% de cobertura. Com isso, a população estará melhor assistida e terá alta resolutividade pelo Saúde da Família dentro do próprio Recanto das Emas, sem precisar se deslocar para outras regiões do DF", disse o secretário de Saúde.

 

Ao destacar que é extremamente importante o contato com os líderes comunitários para esclarecer os principais pontos, o secretário também lembrou que, em breve, devem começar as obras da Clínica da Família 3 do Recando das Emas. Além disso, citou a mudança do Hospital de Base para o modelo instituto, para dar celeridade às compras de insumos. A proposta pretende aumentar a eficiência administrativa e produtividade de um dos principais hospitais da rede. A mudança é inspirada na Rede Sarah Hospitais de Reabilitação.

 

"A comunidade precisa saber quais são as medidas para melhorar a qualidade do atendimento e o programa ESF é muito importante, porque temos um contato forte com as equipes, que conhecem cada paciente", disse o presidente do Conselho Regional de Saúde, Onildo Alves da Silva.

 

Também participaram do evento o secretário adjunto de Cidades, Tiago Coelho, administradores regionais, membros do Conselho Regional de Saúde e outras autoridades.

 

ENTENDA - O Recanto das Emas faz parte da Região Sudoeste, que possui atualmente cobertura de 33,4%. Águas Claras, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires também integram essa região.

 

Cada equipe ESF possui um médico da família - capacitado para atender crianças, jovens, gestantes, adultos e idosos -, enfermeiro, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e dentista. A ESF realiza atendimentos como pré-natal, puerpério, crescimento e desenvolvimento de crianças de até dois anos e atendimento de pacientes hipertensos e diabéticos. Outra diferença é que essas equipes atenderão demanda espontânea, ou seja, sem marcação de consulta.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »