20/10/2021 às 16h07min - Atualizada em 20/10/2021 às 16h07min

Correio de Santa Maria vai mudar do formato Standard para Germânico

Do antigo formato, manteremos a tradição da linha editorial, o que nos deu independência e credibilidade.

Afinal de contas, trata-se de uma tendência mundial apesar de alguns jornais ainda relutarem em aderir o formato Tabloide.

O Jornal Correio de Santa Maria, um dos tantos que ainda vem se mantendo no formato STANDARD (leia-se stander) vai mudar de formato nos próximos dias, buscando não apensas a sobrevivência, mas, sim  mais aproximação com o leitor, até porque o formato Tabloide é de fácil manuseio em qualquer que seja o tamanho do espaço, além de tornar a leitura mais fácil e dinâmica.

Do antigo formato manteremos a tradição da linha editorial, o que nos deu independência e credibilidade.  A mudança vem de encontro a vários pedidos de leitores usuários de transportes coletivos, que aproveitam a leitura como forma de minimizar o longo percurso até o local de trabalho.

Vale lembrar que o tabloide vem sendo adotado com sucesso por veículos na Europa, na Ásia e na América Latina
 
Para quem não tem intimidade com a arte de fazer Jornal, não sabe que standard é o chamado “jornalão”. Formato mais usado por vários anos no Brasil, o Standard é aquele que você dobra no meio e consegue até se esconder atrás da página. Já o tabloide é bem menor, maior que uma folha A4. Porém, adotaremos o formato germânico, ou berliner, tem esse nome por ter sido adotado no começo do século 20, em contraste com o tradicional formato standard. O Germânico tem 31,5 cm por 47 cm e é mais fácil de manusear na comparação com o standard. “O berliner conserva o desenho do standard, mas é mais elegante. E não tem o impacto negativo que poderia ter o tabloide, mais associado ao sensacionalismo.

Sabemos que, a primeira reação dos nossos leitores será de surpresa, mas nos tornamos claramente um jornal mais moderno, mais ágil, e com certeza, o leitor vai agradecer em fazer parte de um Jornal mais fácil de manusear, ler e carregar, se adaptar melhor ao dia a dia. Todas as mudanças têm como alicerce o jornalismo profissional e independente, ativos inegociáveis do jornal fundado há 25 anos, tendo como primeiros nomes; JORNAL O MOMENTO, JORNAL CIDADE LIVRE, e por fim, Jornal Correio de Santa Maria.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »