04/05/2017 às 08h19min - Atualizada em 04/05/2017 às 08h19min

Agentes invadem sessão e tumultuam debate da reforma

Notibras

Agentes penitenciários invadiram a sessão da comissão especial da reforma da Previdência da Câmara por volta das 22h40 desta quarta-feira. A categoria ficou revoltada com acordo entre deputados da base aliada e da oposição que deixou para o plenário a votação de destaque que pode garantir aposentadoria especial para eles. Com o protesto, a sessão foi suspensa.

Na hora da invasão, a Polícia Legislativa chegou com escudos e capacetes e reagiu com bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta. Por questões de segurança, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), e o presidente da comissão especial, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), foram retirados às pressas da sala por policiais legislativos.

Durante a invasão, agentes penitenciários gritavam que iriam paralisar o País. Eles pedem que a sessão da comissão em que o parecer do relator foi aprovado por 23 votos a 14 seja cancelada “Fomos feitos de moleques. Essa Casa nos empenhou a palavra de que o destaque seria aprovado hoje. Não somos moleques.”, gritavam os agentes, que também cantaram o Hino Nacional.

Policial, o deputado Major Olímpio (SD-SP) negociou a saída dos manifestantes da sala das comissões. Os agentes disseram inicialmente que só sairiam a força. Alguns jornalistas e servidores da Câmara foram retirados da sala, por estarem passando mal. Cerca de 30 minutos após a invasão, os manifestantes começaram a deixar o plenário da comissão. Eles prometem voltar a fazer protestos no Congresso.

Antes de invadirem a sessão, os agentes penitenciários acompanhavam a votação do lado de fora do Anexo II da Câmara dos Deputados. Eles entraram no prédio após arrebentarem a grade que os separava da área interna.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »