03/11/2021 às 04h34min - Atualizada em 03/11/2021 às 04h34min

Etiópia declara estado de emergência; rebeldes se aproximam da capital

Segundo país mais populoso da África vê escalada na guerra civil, que já dura um ano

As informações são do jornal The New York Times.

Em guerra civil há um ano, a Etiópia declarou estado de emergência nesta terça-feira (2/11), e pediu aos cidadãos que se preparem para lutar, após forças rebeldes se aproximarem da capital, Addis Abeba.
 
As forças oposicionistas, da região de Tigray, se aliaram a outros grupos, e conquistaram duas cidades importantes do país: Dessie e Kombolcha, localizadas a 257 km da capital.
 
“Aqueles que possuem armas serão obrigados a entregá-las ao governo”, afirmou o primeiro-ministro, Abiy Ahmed. O estado de emergência durará ao menos seis meses.
 
Os Tigrayans têm lutado contra o governo desde o ano passado, quando Ahmed lançou uma campanha militar na região norte de Tigray após um ataque a uma base federal. O plano era derrotar a Frente de Libertação do Povo Tigray. O partido é o adversário político mais emblemático do governo do país.
 
As forças armadas etíopes, entretanto, fracassaram e tiveram que recuar, deixando milhares de soldados presos para trás. Em 2019, Abiy Ahmed foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e teve a reputação abalada após o início da guerra civil. Segundo relatos, a ofensiva das tropas do governo foi marcada por uma série de violações dos direitos humanos, massacres e fome na região.
 
Segundo autoridades estrangeiras, várias unidades do Exército Etíope entraram em colapso.. O país é o segundo mais populoso da África.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »