05/11/2021 às 05h50min - Atualizada em 05/11/2021 às 05h50min

Menino de 2 anos contrai raiva após ataque de raposa e morre

A morte do garotinho Samuel é o primeiro caso de raiva confirmado no Maranhão nos últimos oito anos

Um menino de 2 anos morreu após ser atacado por uma raposa e contrair raiva humana. Luís Samuel Almeida morava no povoado de Santa Rita, município de Chapadinha, no Maranhão. Ele estava internado no Hospital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, há cerca de um mês.
 
Na primeira entrada em unidade de saúde pública, em 23 de setembro, o menino já apresentava sinais de raiva. Tinha irritação, alto grau de agressividade e reações como se fosse morder. O garotinho lutou contra a doença, mas não resistiu.
 
O caso de Samuel é a primeira ocorrência de raiva confirmada no Maranhão nos últimos oito anos. Os dois casos mais recentes são de 2013, nos municípios de Humberto de Campos e São José de Ribamar.
 
Em outubro, o secretário de Saúde de Chapadinha, Richard Wilker, comentou no Instagram oficial da prefeitura a situação do menino.
 
O gestor explicou que, no início, a suspeita era de que a criança teria sido arranhada por um gato e contraído raiva. No entanto, após idas e vindas e ampla investigação, chegou-se à conclusão de que Samuel foi atacado por uma raposa.
 
Raiva humana
A Prefeitura de Chapadinha investiga se o caso é de negligência. Ainda não se sabe como foi o ataque da raposa. O vírus da raiva humana é transmitido por meio da saliva do animal infectado, principalmente pela mordida. Porém, pode ocorrer também por arranhões ou lambidas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »