15/11/2021 às 07h09min - Atualizada em 15/11/2021 às 07h09min

Oitava serpente é resgatada pelo Batalhão Ambiental da PMDF em 9 dias

Agora foi uma cobra coral, a oitava serpente capturada desde 5 de novembro. Período de reprodução de animais e chuvas explicam encontros

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou uma cobra coral em residência na Estância 03 do Mestre D’Armas, em Planaltina, neste domingo (14/11).
 
A serpente foi flagrada por uma moradora. A mulher isolou o cômodo e pediu socorro. O resgate foi conduzido pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA).
 
Os policiais do BPMA deixaram a cobra em um local distante das casas da região. Os telefones do BPMA são: (61) 3190-5100, 3910-1965 e 99969-3328.
 
Desde sexta-feira (5/11), oito cobras foram resgatadas no DF. Segundo a bióloga Elisabeth da Costa, esses animais estão em período de reprodução, em busca de parceiros e à procura de novos lugares para se abrigar e colocar ovos.
 
A chegada da chuva também contribui para o aumento do número de encontros. Afinal os esconderijos das serpentes podem ter sidos inundados pela chuva.
 
“Como saímos de um período longo de seca, esses organismos têm um espécie de relógio biológico que os faz buscar alimentos”, explicou.
Mais comida
 
De acordo com a pesquisadora, o DF também entrou no período de reprodução de presas, como pequenos roedores e aves. Ou seja, há mais comida disponível para as serpentes.
 
“Como os roedores, geralmente, estão próximos da nossa casa, as cobras começam a aparecer mais”, explica a bióloga.
 
Mas em geral as cobras são seres tímidos. “Vivem ao nosso redor, mas, raramente, nos encontramos com elas”, ponderou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »