04/12/2021 às 06h23min - Atualizada em 04/12/2021 às 06h23min

Detentos fazem homenagem à equipe de saúde da Papuda

Com objetivo de homenagear as equipes de saúde que realizaram, somente no mês de outubro, mais de 1 mil atendimentos, presidiários escreveram cartas demonstrando gratidão

Detentos da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II), localizada no Complexo Prisional da Papuda, em São Sebastião, decidiram expressar gratidão e carinho junto à equipe de saúde que atua na unidade prisional, nesta sexta-feira (3/12),
 
De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), somente no mês de outubro, mais de mil atendimentos foram realizados com os reeducandos da PDF-II. As penitenciárias do Distrito Federal (PDFs I e II) são unidades de segurança máxima. O espaço é destinado a custodiar pessoas privadas de liberdade, do sexo masculino, que cumprem pena em regime fechado.
 
Para o diretor da unidade, o policial penal Fábio Júnior dos Santos, o gesto é reflexo da qualidade dos serviços prestados. “Tanto nós, da Polícia Penal, quanto os profissionais de saúde que aqui atuam, procuramos fazer o melhor trabalho possível, garantindo a entrega de serviços da mais alta qualidade”, destacou o gestor.

 
Carta de agradecimento feita por detentos da Papuda (foto: Divulgação/SEAPE)
 
Entre as especialidades oferecidas pela Gerência de Atendimento ao Interno (Geait), estão enfermagem, clínica médica, odontologia, psicologia/psiquiatria e assistência social. O trabalho é fruto da parceria entre a Seape e Secretaria de Saúde, que disponibiliza equipe multidisciplinar para atuar em todas as unidades prisionais.
Cuidados
 
Além da parte médica, a Geait, rotineiramente, desenvolve palestras e acompanha grupos que têm como objetivo a conscientização dos reeducandos sobre os malefícios do uso de drogas e entorpecentes.
 
Os profissionais também são responsáveis pela realização de atividades voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e ao HIV/Aids.
 
A equipe faz, ainda, o acompanhamento ambulatorial de presos acometidos por doenças crônicas como hipertensão, hepatite, tuberculose e diabetes.
 
*Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »