08/12/2021 às 07h21min - Atualizada em 08/12/2021 às 07h21min

Covid: 15 estados estão com menos de 30% dos leitos de UTI ocupados

Dados das Secretarias Estaduais de Saúde mostram que as taxas de ocupação de leitos para Covid caíram na maior parte do país

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os níveis de ocupação das UTIs por casos de Covid-19 vêm caindo na maior parte do Brasil. A taxa de leitos de UTIs ocupados por pacientes com o coronavírus está abaixo de 30% em 15 estados.
 
Os números positivos ocorrem no mesmo momento em que o país registra uma diminuição na média móvel de mortes. Nessa terça-feira, o indicador chegou ao 4º dia consecutivo abaixo de 200 óbitos provocados pela doença, cenário muito diferente do registrado no começo do ano, quando a pandemia figurava a sua segunda e mais devastadora onda de infecção no Brasil.
 
Os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantis contabilizam os números mais positivos. O destaque fica para o Rio de Janeiro, que apresenta a menor ocupação de UTI de todo o país, com apenas 9,5% dos leitos com pacientes.
 
Para realizar o levantamento, o (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, reuniu as informações sobre pessoas em UTI em todos os estados brasileiros, seja nos painéis de cada secretaria estadual ou nos boletins epidemiológicos. Os dados coletados são das 19h da terça (7/12).
 
Para o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Julival Ribeiro, a vacinação vem demonstrando resultados cada vez melhores no controle da pandemia no país: “Estamos observando aqui no Brasil dados positivos, onde número de novos casos, mortes e hospitalizações vêm caindo. E isso só se deve à vacinação aliada às medidas preventivas”, explica.
 
Levando isso em conta, Ribeiro alerta para a importância da continuidade das medidas restritivas. Com o avanço da variante Ômicron, por exemplo, prefeitos e governadores de todo o país reavaliaram a decisão de promover shows e outras aglomerações para comemorações de fim de ano.
 
Destoando das demais unidades federativas, Rondônia voltou a apresentar fila para internações em UTI após 8 meses de pandemia. O estado está com todos os leitos exclusivos para a doença ocupados, e com 7 pacientes aguardando para serem hospitalizados.
 
“A vacinação é importantíssima para prevenirmos a Covid-19, mas precisa ser aliada a outras mediadas, ao menos até que o mundo tenha total controle sobre a doença”, diz o especialista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »