08/12/2021 às 07h48min - Atualizada em 08/12/2021 às 07h48min

História de amor: idoso atropelado em Joinville tinha escrito carta para esposa falecida

Seu Ari imprimiu texto direcionado à esposa pouco antes de morrer

Ari da Cunha, de 72 anos, também escreveu biografia, contado a vida de casado. Ele era conhecido em Joinville pela atividade comunitária no bairro em que morava. Idoso morre após ser atropelado por carro desgovernado
 
Ari da Cunha, de 72 anos, foi até a Câmara de Vereadores de Joinville, no Norte catarinense, na tarde de segunda-feira (6) com um pen drive. Ele queria imprimir a própria biografia e, ainda, uma carta à mulher, que faleceu no início do ano. Quando saía da Câmara, de bicicleta, foi atingido por um carro desgovernado (leia mais abaixo) e não resistiu aos ferimentos.
 
Nas cartas, que Ari deixou com alguns vereadores momentos antes de ser atropelado, ele descreveu a paixão pela mulher, Marlete Vargas da Cunha, que morreu aos 74 anos de idade em 29 de janeiro.
 
"No dia 21 de junho de 1968, uma rosa sem espinho nasceu no fundo do meu coração, onde permaneceu até a data de 29 de janeiro de 2021, quando, com muito pesar, veio a falecer, aos 74 anos de idade. Nos deixando a saudade, mas também o prazer e o privilégio de termos convivido com esse exemplo de ser humano, de mulher, de mãe e de avó. No meu coração, será sempre como se você não tivesse partido, pois não há dor maior do que nos despedir do nosso próprio coração. Da morte só espero que se traga paz e o reencontro com as pessoas amadas que já se foram. Quem parte para o descanso eterno, deixa lágrimas de saudades e lembranças imortais".
 
Carta à mulher
 
A carta feita para Marlete demonstra a saudade que Ari tinha por ela. Confira abaixo um trecho:
 
Marlete,
 
Quando eu tinha você ao meu lado, me sentia mais forte. Hoje, me sinto muito fraco e sozinho, pois olho por todos os cômodos da casa e vejo tudo muito vazio sem a sua presença. Como eu sinto sua falta, meu coração sofre com a saudade. Sem você tem sido muito difícil viver e será assim até o fim da minha vida.
 
Não penso em mais nada além de você. Quando eu precisei de ti, sempre esteve presente ao meu lado e quando você precisou de mim, eu também estava. Estive ao lado da cabeceira da nossa cama procurando te acalmar muitas vezes, pois a dor que você sentia também doía em mim, pois juntos, formavámos um só corpo. Muitas lágrimas derramei por você nestes tempos difíceis.
 
Começamos nossa vida conjugal sem nada, mas, com a sua ajuda, conseguimos conquistar muitas vitórias e eu sentia que tínhamos muita riqueza de amor. Hoje, me sinto muito pobre. Você foi minha protetora, acolhedora, ajudadora e a segunda mãe. Permanecemos juntos por 52 anos, 7 meses e 1 semana que é igual 640 meses, 19.213 dias, 461.112 horas, 27.666.720 minutos ou 1.660.003.200 segundos. Aqui, nossas mãos se encontram para construir uma história.
 
Atuante
 
O amigo Levi Rioschi, que já morou em Joinville e conviveu com Ari, lembrou dos tempos de atuação junto à comunidade.
 
"Eu fui diretor na gestão dele em 2010, quando ele foi presidente do Conseg [Conselho de Segurança Comunitária] do bairro Petrópolis, uma região envolvendo cinco bairros da região Sul. Ele sempre foi muito atuante. Conversávamos muito, seguia os conselhos dele, aprendia com ele, também ajudava nas suas demandas, na busca do direito dos idosos, direito das pessoas com doenças diversas”, afirmou Levi, que compareceu ao velório do amigo, na tarde de terça-feira (7).
 
O chefe de gabinete José Carlos dos Santos confirmou que Ari esteve na Câmara e pediu para imprimir as duas cartas, a biografia e a outra, endereçada à mulher. "Conversamos por 15 minutos, onde contou os problemas em torno da doença de sua esposa, a dificuldade de uma doença não visível, que é a depressão", afirmou.
 
Após as cartas serem impressas, Ari as assinou e deixou no gabinete, para serem entregues ao vereador Ednaldo José Marcos (Pros).
 
Acidente
 
O acidente que resultou na morte de Ari ocorreu no bairro Itaum. Segundo a Polícia Militar, ele seguia de bicicleta pela Rua Petrópolis, onde morava, quando foi atingido por um carro desgovernado.
 
Conforme a PM, por causa da chuva, com a pista molhada, o condutor do carro acabou perdendo o controle do veículo e atropelando a vítima, que morreu no local. Depois de atingir o idoso, o carro ainda acertou o muro de uma empresa fabricante de autopeças.
 
O motorista foi atendido por socorristas do Samu com ferimentos leves. Ele permaneceu no local e chegou a fazer por duas vezes o teste do bafômetro, que deu negativo para presença de álcool no sangue.
 
Um boletim de ocorrência foi lavrado e o condutor do veículo pode responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »