08/01/2022 às 07h38min - Atualizada em 08/01/2022 às 07h38min

O espelho

*Paulo Hayashi Jr
*Paulo Hayashi Jr

*Paulo Hayashi Jr
 
O mundo é um grande espelho onde são refletidos nossos próprios pensamentos e sentimentos.

Reagimos às repercussões e interdependências da vida, todavia o reflexo vai depender de nossa interpretação e reação. Como autêntico lago que reflete os impulsos da pedra na água, nossos pensamentos criam as imagens mentais e as identificações favoráveis ou não à adaptação.

Para alguns, as ideias desabrocham em legítima flor de esperança e de brilho; para outros, todo impulso é negativo. Por meio da mente adaptamos nossa vida e criação as consequências que nos enovelamos devido as nossas escolhas.

A atividade do pensar é pré-condição ao agir e assim, cada um se encontra onde mesmo se colocou. Não como sorte ou azar do destino, mas decisões e resultados. Como diria o Nobel de literatura, Pablo Neruda: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências".

Para que o destino seja feliz, é vital que os pensamentos sejam afirmativos. É preciso que as ideias tenham as luzes da esperança e confiança. Quem almeja bons resultados deve alimentar suas concepções de leituras edificantes com propósitos para uma vida melhor para todos.

É a bondade no olhar e no pensar que faz com que o pensamento se torne verdadeiro sol que dissipa as trevas da ignorância. Uma abordagem positiva apenas reforça tais tipos de concepções. Caso contrário, corre-se o risco das direções enganosas e erradas. Ou nas palavras do Salmo (36:9): "Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz".
 
 
*Paulo Hayashi Jr é doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »