O número de mortes causadas pelas chuvas que atingem o estado de Minas Gerais subiu de nove para 19 em apenas 24 horas. Pelo menos 145 municípios estão em situação de emergência.
A informação consta no boletim desta terça-feira (11/1) da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O dado abrange os óbitos registrados desde 1º de outubro do ano passado, início do período chuvoso.
As últimas mortes ocorreram em São Gonçalo do Rio Abaixo, Ervália, Caratinga e Brumadinho – onde cinco pessoas da mesma família foram encontradas soterradas em um veículo.
O boletim ainda não conta com as 10 vítimas da tragédia em Capitólio. Na tarde desse sábado (8/1), uma pedra despencou e atingiu lanchas que estavam no Lago de Furnas.
“Os óbitos decorrentes do acidente em Capitólio não serão computados no balanço do período chuvoso até o encerramento das investigações”, informou a Defesa Civil.
O Corpo de Bombeiros informou ter encerrado as buscas no lago na manhã de hoje. Todas as 10 vítimas já foram identificadas.
A Defesa Civil relata ainda que 145 municípios no estado estão em situação de emergência. Há mais de 3,4 mil desabrigados e 13,7 mil desalojados.