15/01/2022 às 05h58min - Atualizada em 15/01/2022 às 05h58min

“Milagre”, diz filho de homem que recebeu coração de porco em cirurgia

David Bennett foi o primeiro humano vivo a receber coração de porco através de transplante. Para seu filho, procedimento é um milagre

David Bennett foi o primeiro humano vivo a receber um coração de porco através de um transplante. O procedimento inédito foi realizado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, no final de 2021 e, sem ele, o paciente morreria. Para a agência de notícias Reuters, o filho do homem classificou a cirurgia como “um milagre”.
 
“Isso é significativo para meu pai, para os Estados Unidos, para o mundo“, disse David Bennett Jr. O filho do paciente ainda comentou que também sofre com problemas cardíacos. “Então, meu pai certamente está mudando o futuro para mim”, afirmou.
 
 “Ele esteve na sala de cirurgia três dias seguidos, está com muito inchaço em todo o corpo e está sofrendo muito. Essa cura será um processo e as primeiras palavras que saíram de sua boca foram ‘não aguento isso’, mas eu sei o quão forte meu pai é”, contou.
 
Procedimento inédito
O transplante de coração de porco para um paciente humano vivo é um procedimento inédito na história da medicina. Em outubro de 2021, outro time de médicos americanos conseguiu fazer um transplante de rim de porco para humano, mas o paciente estava com morte cerebral.
 
Dessa vez, a cirurgia durou oito horas, e o órgão veio de um animal geneticamente modificado para não apresentar algumas substâncias que causam rejeição em humanos, além de outras características para encaixar perfeitamente no paciente.
 
A esperança dos cientistas é que esse tipo de tecnologia abra portas para facilitar os transplantes entre animais e humanos no futuro, diminuindo a fila de pessoas que precisam de um novo órgão. Apesar do sucesso, os médicos pedem cautela. É preciso acompanhar o desenvolvimento do paciente e ver como o novo coração vai se adaptar ao organismo do homem.
 
O paciente decidiu apostar no procedimento inédito por falta de opções. Ele já tinha esgotado todos os tratamentos possíveis e estava muito doente para se qualificar para um transplante tradicional.
 
Durante a cirurgia, os médicos perceberam que o coração não cabia perfeitamente, e tiveram que fazer algumas modificações na hora para fazer o órgão funcionar corretamente.
 
Segundo os médicos, o órgão está funcionando como esperado e, no momento, já faz a maior parte do trabalho. David está sendo monitorado para qualquer sinal de rejeição do órgão e infecções.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »