24/01/2022 às 15h45min - Atualizada em 24/01/2022 às 15h45min

Jovem que ficou em estado vegetativo após acidente terá auxílio do GDF

Nayane Fragoso dependia, em tempo integral desde 2016, dos cuidados da mãe, Maria Clemilda, que largou o trabalho por causa da filha

O 1° Juizado Especial da Fazenda Pública determinou que o Distrito Federal disponibilize um profissional de saúde — enfermeiro, técnico de enfermagem ou cuidador — além de visitas mensais de um médico a Nayane Fragoso de Almeida, 25 anos, que vive em estado vegetativo desde 2016, após sofrer um acidente de trânsito em Samambaia.

Segundo a decisão, o profissional deverá ficar encarregado por um período de duas horas diárias ou 10 horas semanais dos cuidados a jovem.

“Estou me sentindo feliz com essa primeira vitória. Já é uma grande ajuda pra mim. Só eu sei a luta que passo 24h. São cinco anos sozinha o tempo todo”, diz a genitora.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que recebeu a notificação e “responderá ao órgão de controle dentro do prazo estabelecido”.
Memória

Mesmo com o auxílio de doações nos últimos anos, Maria Clemilda enfrenta dificuldades para prosseguir com o tratamento. “Estou com problema na coluna, na perna, porque ela está pesada. Eu, sozinha, cuido dela”, contou, a mãe, em agosto.

 
À época, segundo Maria Clemida, ao procurar pelo serviço na rede pública, o pedido acabou negado. “Eles falam que ela só tinha direito se ela respirasse por aparelho, mas ela usa traqueostomia”, alegou. “Tudo o que eu faço com ela é na cama: banho, medicação por sonda. É uma luta muito grande”, complementou.

 
Maria Clemilda conseguiu que a filha se aposentasse e, além das doações, sobrevive com um salário mínimo, dividido entre aluguel da residência, contas e outras demandas.

Acidente
O acidente de trânsito que deixou Nayane em estado vegetativo aconteceu em 31 de julho de 2016, enquanto voltava de uma festa com quatro amigas. Próximo ao destino, a condutora perdeu o controle e capotou o veículo por diversas vezes no canteiro central da avenida próxima ao Parque Três Meninas, na QR 409 de Samambaia.

 
Com o impacto, duas mulheres morreram e duas ficaram gravemente feridas, com traumatismo craniano grave.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »