28/01/2022 às 06h17min - Atualizada em 28/01/2022 às 06h17min

Ibaneis é reeleito presidente de consórcio e amplia mandato até final de 2022

Reeleito, o governador irá presidir, até o final do ano, o Consórcio Brasil Central, composto por seis estados, além do Distrito Federal. Assembleia aconteceu de forma virtual

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) durante Assembleia Geral na manhã desta quinta-feira (27/1). Ibaneis, agora, cumprirá mais um mandato no consórcio composto por seis estados e pelo Distrito Federal.
 
Além do DF, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins fazem parte do BrC. O chefe do Executivo local assumiu o posto oficialmente em março de 2021, após o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), ceder o cargo em um ato simbólico no Palácio do Buriti. Nas redes sociais, Ibaneis demonstrou otimismo com a concretização da reeleição e a possibilidade de permanecer na presidência até o final de 2022.
 
“Nós fomos reconduzidos para continuar nesse trabalho junto com toda a equipe técnica do Brasil Central. Continuaremos firmes nesse trabalho de tornar a região Centro-Oeste do Brasil desenvolvida social e economicamente”, comentou. O consórcio foi criado em julho de 2015 e Ibaneis é o primeiro governador do DF a assumir a função de presidente da autarquia nos sete anos de fundação.
 
Eleição
A cerimônia foi conduzida pelo secretário-executivo do BrC, José Eduardo Pereira Filho em reunião virtual, em decorrência da pandemia. Também acompanharam a eleição para presidente da autarquia o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa (sem partido), o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, e o secretário de governo e conselheiro do BrC, José Humberto Pires.
 
“Temas da maior importância foram discutidos e mais uma vez se reafirmou a coesão deste bloco que compõe o Consórcio Brasil Central dos seis estados e o Distrito Federal na busca de atingirmos objetivos comuns que é nosso grande propósito”, disse José Eduardo, secretário-executivo do BrC. Ausentes à cerimônia virtual, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o governador do Maranhão, Flávio Dino, foram representados por membros do governo estadual no evento.
 
Sustentabilidade
O presidente do Banco de Brasília (BRB), que também participou da assembleia, anunciou que o banco lançará uma linha de crédito para financiar a economia de baixo carbono. Ao lado do BrC e com foco nas metas estabelecidas para o Brasil na COP 26.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »