23/02/2022 às 09h27min - Atualizada em 23/02/2022 às 09h27min

PF prende ex-gerente da Caixa Econômica por desvio de R$ 2 milhões

O investigado é suspeito de criar contas bancárias falsas e simular empréstimos

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22/2) a Operação Abusu Fiducia, com o objetivo de prender um ex-gerente da Caixa Econômica Federal suspeito de ter desviado valores superiores a R$ 2 milhões do banco. Além da detenção, a PF tem como missão tentar reaver o prejuízo sofrido pela empresa pública federal. A prisão aconteceu no Mato Grosso.
 
As diligências policiais, iniciadas este ano, dão conta de que o investigado criava contas bancárias falsas, bem como incluía terceiros em contas de pessoas jurídicas, e simulava empréstimos. Posteriormente, o dinheiro era movimentado entres diversos “clientes” até chegar a sua própria conta bancária.
 
Foram expedidos, pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso, dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. Também foi deferido o sequestro de bens móveis e imóveis dos suspeitos.
 
Segundo a PF, as investigações terão continuidade para identificar outros possíveis envolvidos no esquema, bem como para apontar outros empréstimos bancários que possivelmente foram fraudados.
 
Procurada pela reportagem, a Caixa Econômica Federal informou que atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção e combate a fraudes e golpes.
 
“O banco esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
 
Adicionalmente, esclarecemos que a CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento”, diz a nota.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »