28/02/2022 às 08h02min - Atualizada em 28/02/2022 às 08h02min

DF Legal sobre blocos que saíram em “protesto”: “Não são autorizados”

Secretaria divulgou nota, neste domingo (27/2), reforçando que "nenhuma manifestação carnavalesca está autorizada pelos atuais decretos"

Após foliões driblarem as regras impostas por decreto que proíbe blocos de Carnaval no Distrito Federal e promovem bloquinhos em forma de “protesto”, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) divulgou nota, neste domingo (27/2), reforçando que “nenhuma manifestação carnavalesca está autorizada pelos atuais decretos vigentes”.
 
 
Em relação aos descumprimentos, a pasta agirá conforme ordens da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). “É importante informar que esta secretaria é um dentre os oito órgãos que integram a força-tarefa criada para o enfrentamento da pandemia e que tem a responsabilidade concorrente com estes demais órgãos de promover a fiscalização das medidas restritivas estabelecidas no decreto da Covid”, diz a nota.
 
 
“A DF Legal destaca ainda que todas as medidas que estão sendo tomadas são para evitar a proliferação da Covid-19 no Distrito Federal, preservando vidas. Pedimos a compreensão da população e esperamos que com essas medidas possamos reduzir os índices de transmissão e o quanto antes retornarmos a normalidade, inclusive com uma folia segura no ano de 2023″, conclui o texto.
 
 
Bloquinhos
Foliões do Distrito Federal driblaram as regras impostas no decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que proíbe blocos de Carnaval no DF, e promovem, na tarde deste domingo (27/2), uma folia travestida de “protesto”. Com muita música ao vivo, serpentina, glitter e fantasias, o grupo se reuniu no Buraco do Tatu, próximo a Rodoviária do Plano Piloto.
 
 
Sem máscaras e segurando faixas de “Fora Bolsonaro”, os presentes dizem que não se caracterizam como um bloco de Carnaval, mas como uma forma de “manifestação”. “Se você for em bares fechados, está muito mais cheio que aqui. É um local aberto, mas como tem muita gente gera uma espécie da aglomeração. Carnaval sempre é resistência”, frisou uma foliã que preferiu não se identificar.
 
 
 do grupo presente neste domingo também participou do protesto desse sábado (26/2), quando pessoas se reuniram na praça da 706 Norte e seguiram até a quadra 106 da mesma região.
 
O que pode e o que não pode
Na última semana, o GDF divulgou uma lista das atividades que estão permitidas e das que estão suspensas no feriado de Carnaval na capital. Confira, abaixo, o que pode e o que não pode:
 
 
Estão proibidos:
 
•          Eventos carnavalescos, pagos ou não (como bailes, shows, blocos, desfiles; inclusive os realizados em estabelecimentos comerciais);
•          Shows, festivais e afins com cobrança de ingresso ou de qualquer contribuição do público, ainda que revertida em consumo;
•          Bares, restaurantes, boates e casas noturnas que tenham espaço para dança; e
•          Festas com cobrança de ingresso (como raves, por exemplo).
Estão permitidos:
•          Bar com música ao vivo sem cobrança de ingresso e sem espaço para dança (estabelecimentos com música ao vivo podem cobrar couvert artístico);
•          Shows, festivais e afins sem cobrança de ingresso ou qualquer contribuição do público e sem espaço para dança, mediante a comprovação de imunização e o uso de máscara pelos participantes;
•          Eventos esportivos, mediante o uso de máscara pelos participantes;
•          Cinema, circo e teatro, de qualquer natureza;
•          Casas e estabelecimentos de festas (casamento, aniversário, batizado) sem cobrança de ingresso ou de qualquer valor dos convidados; e
•          Festas privadas em condomínios e residências sem cobrança de ingresso e/ou qualquer contribuição do público.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »