01/03/2022 às 08h53min - Atualizada em 01/03/2022 às 08h53min

“Ouvimos os gritos”, diz mulher que viu lancha afundar no Lago Paranoá

Quatro pessoas estavam a bordo da embarcação de médio porte. Todas foram retiradas da água e uma foi levada ao HBDF, com água nos pulmões

Testemunhas que viram o momento em que uma lancha de médio porte naufragou no Lago Paranoá neste domingo (27/2), com quatro pessoas a bordo, dizem que ouviram os gritos no momento em que a embarcação começou a afundar. “Ouvimos os gritos de socorro. Foi desesperador”, contou Lena da Conceição, 39 anos, educadora física, que viu o acidente.
 
O dia ensolarado era um convite para curtir o lago, o que fez com que muitos banhistas estivessem no local na hora do naufrágio. Várias pessoas que estavam na orla presenciaram os momentos de terror vividos pela família e usaram caiaques e coletes salva-vidas para socorrer as vítimas. Logo em seguida, militares do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) chegaram ao local.
 
A lancha naufragou na altura da Ponte das Garças. Uma mulher de 62 anos, tripulante da embarcação, precisou ser levada ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) pelos militares, com água nos pulmões. Os outros tripulantes não precisaram ser hospitalizados. A lancha ficou totalmente submersa, de acordo com o CBMDF.
 
Ainda de acordo com testemunhas, antes do acidente, a embarcação emitiu um barulho estranho. A parte da frente da lancha, a proa, afundou rapidamente, levantando a embarcação ao ponto de fazer o motor na traseira sair da água.
 
A tripulante que ingeriu uma grande quantidade de água foi identificada apenas como Maria do Socorro. Ela estava na proa no momento do acidente.
 
Ao todo, 7 militares, duas viaturas, um helicóptero e uma lancha do CBMDF atuaram na ocorrência.
 
Do total de acidentes no Lago Paranoá em 2021, 13 foram afogamentos, com quatro óbitos. Em 2020, foi registrado um total de 21 afogamentos no espelho d’água, com seis fatalidades.
 
Segundo o CBMDF, as três principais ocorrências atendidas nos últimos dois anos no Lago Paranoá foram:
Afogamentos (34)
Incêndio em embarcação (8)
Colisão entre embarcações (5)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »