30/03/2022 às 09h07min - Atualizada em 30/03/2022 às 09h07min

Santa Maria: uma cidade em constante transformação.

Basta andar pelas ruas de Santa Maria para perceber que a cidade está diferente, melhor a cada dia. As obras do Governo do Distrito Federal estão por toda a parte. Desde 2019, já foram investidos R$ 160 milhões na cidade.

Ao longo desses três anos de gestão, a Administração Regional de Santa Maria e o GDF presente liderado por Ibaneis Rocha têm envidado esforços e firmado parcerias vindouras com os mais diversos setores públicos: Novacap; DER; Vigilância Ambiental; SLU; Secretarias de Transporte e Mobilidade; de Desenvolvimento Social, Econômico, Urbano e Habitação; de Segurança Pública, da Mulher, de Obras e Infraestrutura e tantas outras. O objetivo é um só: oferecer o melhor para os moradores da cidade.

Confira as principais melhorias que já foram entregues ou estão em fase de novos investimentos e manutenção:
Terminal Rodoviário:


 Após três décadas de espera, Santa Maria foi a primeira cidade a receber o terminal. São dez boxes para embarque e desembarque de passageiros, baias de ônibus, estacionamento público, banheiros e bicicletário. Desde o ano passado, o volume de passageiros só aumenta.
Paradas de ônibus:

Pelo menos 5 novos abrigos já foram instalados na cidade ou estão em fase final de implementação. As paradas são acompanhadas de piso tátil, calçada, acessibilidade, meios fios, impermeabilização e pintura. A mais recente será entregue em breve na Avenida dos Alagados, na CL 218 e 118.
Iluminação Pública:

Com base nos dados da Ouvidoria, a Administração de Santa Maria fez um relatório dos locais que precisam de manutenção e repassou para a CEB. A Administração acredita que a iluminação impede a ocorrência de crimes e tranquiliza a comunidade. Na rodovia BR-040 nas proximidades da passarela do Total Ville, na VC- 371, na Avenida dos Alagados e em algumas quadras já foram feitas as substituições de postes e lâmpadas LED. Em visita com técnicos da CEB, também estão previstas as trocas na QR 217, na comercial 117, no estacionamento da QR 114 e na Quadra 216/316 no antigo Galpão da Feira da Angelina e em outros endereços de acordo com o levantamento.
Biblioteca Monteiro Lobato:

Na recente reforma, o espaço está novinho para receber os alunos, que agora podem estudar com mais conforto.
Galpão Cultural e Ginásio:

Assim como a biblioteca, esses locais também passaram por revitalização e já são usados com frequência pela comunidade.
Operação Tapa-buraco e manutenção de bocas de lobo:
Por conta das chuvas, todos os dias uma equipe está nas ruas com toneladas de massa asfáltica tampando os buracos na malha viária de Santa Maria. As bocas de lobo também estão sendo reconstruídas.
Limpeza nas ruas:

 Por meio do projeto social “Mãos Dadas”, reeducandos que cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) são inseridos na sociedade ao realizarem o importante trabalho de limpeza nas ruas, no BRT, na Feira Central e nas entrequadras. 
Papa-entulho:

O papa-entulho de Santa Maria está funcionando a todo vapor na quadra QR 219 e outro está em fase de conclusão na Quadra 104. São espaços adequados para a população descartar restos de obra, móveis velhos e outros volumosos (exceto eletrônicos), restos de poda, material reciclável e óleo de cozinha usado.
Entrega da 1ª etapa do Parque Ecológico:

Já foram entregues as primeiras obras previstas para a implantação do Parque Ecológico de Santa Maria na Quadra Central 1.
A unidade passará a contar com parque infantil, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadra de areia, quadra poliesportiva, pergolado ao ar livre, conjunto de lixeiras, bancos e mesas de concreto. Com a entrega, serão beneficiados 120 mil moradores, que terão uma opção de lazer, convivência e contato com a natureza.
Reconstrução da Escola Classe 01,

pavimentação, drenagem pluvial, sinalização viária e obras complementares em Porto Rico: O Condomínio tem recebido investimentos de infraestrutura significativos para a melhoria na qualidade de vida dos moradores.
Implantação da ciclovia DF- 483:

As ciclovias encorajam o cidadão a usar a bicicleta como um meio de transporte, o que é essencial para desafogar o trânsito pesado das cidades e para diminuir o consumo de combustíveis para o transporte urbano.
Implantação da linha aérea de distribuição de energia/ subestações Santa Maria e Mangueiral à subestação Pólo JK:

O uso da rede elétrica aérea traz mais segurança, desempenho, eficiência energética e redução de gases poluentes, o que beneficia a todos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »