30/03/2022 às 10h11min - Atualizada em 30/03/2022 às 10h11min

A Importância de Wasny para Santa Maria.

O Objetivo do seu trabalho por Santa Maria não foi para atender cor de camisa e nem de partido. Mas, sim pelo bem estar da comunidade.

Hugo Gutemberg
CSM

Wasny de Roure tem um destaque irrefutável, tanto como pessoa e como figura política, não só por seu histórico de atuação parlamentar, mas também pelos sues relevantes serviços prestados para a nossa cidade de Santa Maria e para todo o Distrito Federal. É de grande valia recordarmos os valores morais e a sua postura de um ilibado homem público com a qual ele nos brindou ao longo da sua bem-sucedida carreira como parlamentar, tanto como distrital e federal, secretário de estado e, ainda, como Presidente da CLDF.
           Os cidadãos, os trabalhadores, os pioneiros e as pessoas que realmente conhecem as crônicas de Santa Maria se identificam com esse caráter de comprometimento de Wasny com os valores republicanos, pois seu trabalho se converge muito com o histórico da cidade, desde sua criação até os tempos atuais. Portanto, ele tem autoridade e a tranquilidade em poder se pronunciar e dizer que trouxe avanços importantes para a nossa região, tal como fez para todo o Distrito Federal.
          Quanto a questão ideológica, hoje no nosso país é um tema que acende muito às opiniões polêmicas e acaloradas, e as pessoas estão extremamente polarizadas no âmbito sócio-eleitoral. No entanto Wasny sempre teve a virtude de não ter encapado o espectro do radicalismo ideológico e político eleitoral. Em toda a sua condução nos debates públicos, mesmo não abrindo mão dos princípios que defende, apresentou-se de maneira muito aprazível, com um grande senso de auto percepção e autocrítica, quando foi instado, conservando uma postura de ter trânsito em todos os meios e nas mais diversas camadas sociais, guardando as suas convicções que pautaram sua postura pública como: defender os princípios democráticos, ser colaborativo com todos as matérias, ser responsável com suas posições e ser horizontal nos debates. Wasny, foi carimbado por praticar uma política proativa e de construção, independente de quem esteja do outro lado demandando ou debatendo, ou mesmo de qual nome esteja à frente do governo, aliado ou opositor. Prova disso é que o seu trabalho pela região administrativa de Santa Maria bem como por todo o Distrito Federal, não teve cor de camisa, e muito menos ideologia política, vindo a ter uma forte atuação na nossa cidade em todos os governos que passaram por Brasília nos últimos 30 anos.
         Infelizmente, temos uma safra de parlamentares, ou postulantes a parlamentares, bairristas e mono temáticos. São pessoas que vem de grupos e bandeiras singulares, que, não conseguem, ou não tem a intenção de aglutinar conteúdo e pensamento coletivo, e nem ao menos permitem o debate amplo e contraditório com os outros nichos que não o seu. Já Wasny nos exemplou que o Deputado Distrital tem que assumir um cargo a nível do Distrito Federal e não de uma única região administrativa ou cidade, nos demonstrou uma forma de atuação pensando num todo, no bem coletivo, e não em privilégios individuais em detrimento do bem-estar da maioria.
         O amigo Wasny, durante todo a sua carreira parlamentar, soube incorporar a figura de um verdadeiro e pleno Deputado Distrital. Pois, atuou com conhecimento profundo nos principais debates da cidade, com domínio e propriedade dos conteúdos em voga, com um viés em resolver as intercorrências que se posicionaram como desafios, das mais diversas espécies, com potenciais para atrapalhar o povo e desenvolvimento de Brasília. Quando você tem a oportunidade de dialogar com esse notório político, nota-se claramente que ele tem uma visão muito propositiva para resolução dos problemas, tantos dos antigos como os do que ainda estão por vir. Outra característica de Wasny de Roure que ele traz de berço e que o tornou um dos políticos mais respeitado da história de Brasília, reconhecido até pelos opositores políticos, foi o fato de o seu nome nunca ter sido associado a qualquer ato de corrupção, por menor que seja.
          Vejamos abaixo algumas ações de Wasny de Roure em Santa Maria.
      Como deputado distrital, mais de 70 ações, dentre elas:
- Lei de Criação da Praça da Bíblia (Lei 2592/2000);
- Cria o Quadradão Cultural de Santa Maria, na Região Administrativa XIII (Lei 1730/1997);
- Primeira sede dos Correios e Telégrafos ( na QR 216, de frente para a antiga Madeireira Tigrão hoje, Ideal Home Center), e diga-se: quem comandava politicamente a cidade era a Deputada Eurides Brito;
- Setor de Oficinas (Lei 1359/1996);
- Defesa da permanência dos moradores do porto Rico junto com Dep. Zé Edmar.
       Como deputado federal destacamos: 
- A implantação do Banco do Brasil;
- Caixa econômica.
       Novamente como distrital, e presidente da CLDF:
- Prestação de apoio na elaboração da LUOS;
- Iluminação da Vicinal 371;
- Apoio na regularização do Porto Rico;
- E o BRT, que foi inaugurado com a presença da Presidente da República Dilma Roussef. (uma observação que faço aqui: Uma semana antes da inauguração, Wasny e o administrador Erivaldo Alves visitavam a obra e foram acompanhado pelo Líder Comunitário Nathan Rodrigues que posou com os dois para foto).                                             Atualmente, Nathan é Cabo Eleitoral de Jaqueline Silva;
- 5 Creches Comunitárias;
- Quartel do Corpo de Bombeiros;
- Reforme Geral do Complexo Educacional 203;
- Ampliação do Escritório da CAESB;
- Construção do Centro de Internação (CAJE);
- Conclusão das Obras e inauguração da Vila Olímpica (iniciada no governo Arruda).
        Outros feitos:
- Esporte:
- Vestiário do campo sintético. 
- Gestão Newton e emenda Wasny.
- Construção do campo sintético 116. 
- Iluminação do campo sintético 116.
- Estacionamento e iluminação do BRB. 
- Implantação de mais 28 PCS. 
- Troca de todos os meios fios na avenida Alagados. 
- Troca de Asfalto em todas as avenidas transversais de Santa Maria. 
- Iluminação pública: Atrás do girafa‘s CL 214 e na CL 212 a CL 215 avenida Santa Maria.  
- Área especial Sacolão Silva.
417/418/517/518. 
- Estacionamento do fórum.
- Construção dos Pontos do Encontro Comunitários da QR 116, QR 208, e no Parque Ecológico de Santa Maria.
     Residencial Santa:
- Intervenção para assegurar mais de 1400 famílias. 
- Ligação de água potável. 
- Asfaltamento na divisa com Céu Azul.
      Residencial Santos Dumont:
- Lei que permite a troca do cerceamento de arames por grades;
- Primeira Lei de cercamento da área.
       Vilas dos carroceiros:



Wasny buscando soluções para os moradores da Vila dos Carroceiros, em pleno governo Rollemberg. Foto: Arquivo do Correio de Santa Maria (Nov/2017). Foto: Arquivo CSM

- Ligação de água potável;
- Defesa da regulamentação.
       Leis:
- Destinação de área para Sesc Senac (LC 99/1998);
- Regularização de vários tempos religiosos;
      Intervenções:
- Na fundação da primeira rádio Gazeta FM; 
- Na fundação do primeiro time profissional da cidade.
      Demais:

- Apoio a abertura do shopping de Santa Maria juntos os órgãos responsáveis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »