05/04/2022 às 06h57min - Atualizada em 05/04/2022 às 06h57min

Ucrânia anuncia sete corredores humanitários nesta terça-feira (5/4)

Evacuação dos cidadãos ucranianos vai acontecer em cidades do leste do país, segundo vice-primeira-ministra

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, anunciou que sete corredores humanitários estarão abertos nesta terça-feira (5/4) para retirada de civis. De acordo com o site Ukrinform, há rotas de saída em Luhansk, Zaporizhia e na região de Donetsk, todos na região leste do país, que sofre ataques da Rússia desde o dia 24 de fevereiro.
 
Vereshchuk também denunciou que os russos não deixam que os resgates entrem em todas as localidades para liberar civis.
 
“Apesar das promessas de suas lideranças, as forças de ocupação não permitem que ninguém entre nas cidades sitiadas. O exemplo mais recente é o bloqueio da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Mangush. Após as negociações, eles foram soltos à noite e enviados para Zaporizhia”, afirmou Vereshchuk.
 
Será possível viajar de Berdyansk a Zaporizhia em transporte próprio. De Mangush a Berdyansk há sete ônibus acompanhados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que reunirá pessoas na cidade para evacuar para Zaporizhia. Além disso, no posto de controle de Vasylivka, 15 ônibus aguardam permissão para tirar pessoas de Berdyansk.
 
De acordo com o site Ukrinform, na segunda (4/4), corredores humanitários evacuaram civis de Mariupol e Luhansk. Durante esse dia, 3.376 cidadãos conseguiram sair para lugares seguros. No domingo (3/4). 2.694 pessoas foram evacuadas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »