11/04/2022 às 13h18min - Atualizada em 11/04/2022 às 13h18min

EçãoBags: Construindo história de superação em São Sebastião – DF.

Zuleyka Lopes
Blog da Zuleyka

Há pouco mais de 28 kms do centro do poder político do país, de onde se vê ao longe às margens do Lago Paranoá, uma pequena comunidade, formada por  mulheres e jovens da era digital, se uniram entorno de um projeto inovador de empreendedorismo e sustentabilidade, na cidade de São Sebastião-DF, considerada periferia da capital do Brasil.


 
O Fórum Brasil Mulher-Forbs, em parceria com a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal-Setrab estão desenvolvendo o projeto EcãoBags, onde mulheres e homens aprendem a costurar sacos de ração que não passaram no controle de qualidade das fábricas e os transformam em lindas e sustentáveis ecobags. Estas serão revendidas em pet shops e supermercados, para que, enfim, as sacolas plásticas que poluem o meio ambiente e são de difícil absorção na natureza, sejam trocadas pela população.

 
A seleção das mulheres, feita pela Setrab trouxe gratas surpresas. Basta ter um olhar mais apurado da sensibilidade humana. Das 20 costureiras, tem um rapaz, que aos 21 anos sonha em cursar medicina.Luciano quer, ao mesmo tempo  quer estudar e ajudar financeiramente sua família. E o curso veio a calhar certinho com suas pretensões. Mais três mulheres tem na barreira da língua um motivo para superar. São venezuelanas em busca de se adaptarem no país que escolheram para viver com suas famílias. Acreditam qe o curso vai abrir portas para terem uma nova renda.

 
Para que ninguém deixe de participar, as passagens de ônibus são distribuídas semanalmente. Paralela à costura, 50 jovens da periferia de São Sebastião, Paranoá, Varjão e Itapoã, desenvolvem o curso de Marketing Digital, onde aprendem as técnicas de vendas online, que servirá de apoio à produção das costureiras do projeto. As aulas são  às terças, quintas e sábados. E quem pensa que as costureiras aprendem apenas um ofício estão enganados. Aos sábados tem um tempo para escutarem palestras motivacionais sobre empreendedorismo, autoestima e violência doméstica. Entre elas, existem as que, para fugir de um relacionamento abusivo, optam por se profissionalizar em busca de libertação financeira.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »