13/04/2022 às 08h12min - Atualizada em 13/04/2022 às 08h12min

Semana Santa: Procissão do Fogaréu em Goiás volta após dois anos

Fogaréu ocorria de forma ininterrupta desde os anos 1960 e agora volta com grande expectativa. Hotéis e pousadas estão lotados

Goiânia – Após dois anos suspenso por causa da pandemia da Covid-19, a Procissão do Fogaréu voltará a acontecer na cidade de Goiás, antiga capital goiana, reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela Unesco. Realizada pela primeira vez há quase 280 anos, trata-se de uma das principais celebrações da Semana Santa no estado.
 
“A expectativa é grande! Esperamos um número expressivo de pessoas. A gente chega até, de certa forma, se assustar um pouco, mas as pessoas estavam muito saudosas dessa procissão”, disse ao Metrópoles a diretora de projetos turísticos de Goiás e presidente de honra da Associação de Restaurantes, Pousadas e Hotéis de Goiás (Arphos), Suzana Magalhães.
 
O Fogaréu encena a prisão de Jesus Cristo e começa à meia-noite desta quarta-feira (13/4). Durante a cerimônia, a iluminação pública da cidade é apagada e um grupo de 40 homens encapuzados saem da porta da Igreja da Boa Morte, segurando tochas de fogo e ao som de tambores.
 
Símbolo da retomada
A procissão é símbolo da cidade histórica e a sua suspensão por dois anos causou não só danos materiais para hotéis, pousadas e restaurantes, mas também danos emocionais.
 
“Interromper uma tradição é muito difícil. Foi um momento de muita tristeza. A gente agradece por deixar esse momento para trás. Está sendo um marco para a retomada. Não tinha momento melhor para a cidade estar voltando à vida. A cidade estava triste”, defendeu Suzana Magalhães.
 
Mas ainda não é possível indicar se a cidade, nesse retorno das celebrações da Semana Santa, poderá retornar ao público de 40 mil pessoas que procurava a antiga capital somente na noite da procissão mais famosa do período.
 
A Procissão do Fogaréu é realizada há 277 anos, mas teve um intervalo em que deixou de ser executada, o que foi retomado nos anos 1960. A celebração contou com R$ 260 mil do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, a Lei Goyazes.

 
Percurso
Os homens encapuzados com chapéus cônicos coloridos são chamados de farricocos e representam os soldados romanos que prenderam Jesus Cristo.
 
No início da procissão, eles caminham até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde é encenada a última ceia. Em seguida, marcham até a Igreja de São Francisco de Paula, onde é encenada a prisão de Jesus Cristo, representado por uma imagem pintada em um estandarte. Os sons dos tambores aceleram conforme se aproxima a prisão de Cristo.
 
Depois da Procissão do Fogaréu, outras atividades presenciais vão marcar a Semana Santa na cidade de Goiás. Na noite de quinta-feira, por exemplo, ocorrerá a procissão dos penitentes, que simboliza o pedido de perdão para as almas no purgatório. Homens de branco encapuzados passam por igrejas até o destino final no cemitério, já de madrugada.
 
Tradição centenária
As origens das celebrações da Semana Santa, incluindo a Procissão do Fogaréu, remontam de 1745, quando chegou à cidade de Goiás (então capital da província e chamada de Vila Boa de Goiás) o padre espanhol João Perestrello de Vasconcelos Spínola.
 
O sacerdote estrangeiro trouxe da Península Ibérica as tradições do período religioso. Ele fundou a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, que desde então passou a estar à frente das alegorias e representações na Semana Santa na cidade.
 
Ainda que existam vários momentos marcantes, o ritual mais conhecido é, sem sombra de dúvidas, a Procissão do Fogaréu. A simbolização da procura e prisão de Cristo pelos farricocos é famosa em todo o país e até no exterior.
 
O espetáculo que mescla escuridão com a luz e fumaça das tochas e as cores das roupas dos farricocos é encantadora.
 
Veja a programação completa:
️ 13 de Abril – Quarta-Feira Santa.
08h30 – Abertura da Exposição Fotográfica: CULTURA E DEVOÇÃO, EXPRESSÃO DE FÉ e Lançamento do Programa “Nossa Gente, Nosso Patrimônio” em homenagem à Semana Santa, no Auditório André Xavier Mundim – Prefeitura Municipal de Goiás.
17h – Fogaréuzinho. Início em frente ao Museu das Bandeiras.
20h30 – Auto da Paixão “Memórias de uma Via Sacra”, na Calçada da Praça do Coreto para o Largo do Palácio Conde dos Arcos.
23h59 – Procissão do Fogaréu, início em frente ao Museu de Artes Sacras da Boa Morte.
️ 14 de Abril – Quinta-Feira Santa: Lava-pés e Ceia do Senhor.
19h – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h, na Catedral de Sant’ Ana.
19h – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
19h – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, na Igreja Santa Rita de Cássia.
23h – Procissão dos Penitentes, início em frente à Igreja São Francisco de Paula.
️ 15 de Abril – Sexta-Feira Santa: Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo.
*05h – Via Sacra, início na Capela Nossa Senhora Aparecida (Setor Aeroporto) até a Igreja Santa Rita de Cássia.
06h30 – Via Sacra (caminhada) da Catedral de Sant’ Ana ao Morro do Cruzeiro.
10h – Canto do Perdão (masculino) da Igreja Nossa Senhora D’ Abadia, excepcionalmente esse ano, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
11h às 15h – Confissão Individual na Catedral de Sant´Ana.
14h – Canto do Perdão, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
15h – Celebração da Paixão do Senhor – Adoração da Santa Cruz, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
15h – Celebração da Paixão do Senhor – Adoração da Santa Cruz, na Catedral de Sant´Ana.
15h – Beijo na Cruz, na Igreja Santa Rita de Cássia.
18h – Canto do Perdão (feminino), na Igreja São Francisco de Paula.
20h – Cerimônia da Dramatização do Descendimento da Cruz, no Largo do Chafariz, em seguida Procissão do Senhor Morto.
️ 16 de Abril – Sábado de Páscoa – Ressurreição do Senhor.
07h às 15h – Veneração da Imagem do Senhor Morto, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
07h – Caminhada à Serra Dourada, em preparação à Páscoa. Início em frente à Prefeitura de Goiás – Praça da Bandeira, Centro.
19h – Vigília Pascal, na Igreja Santa Rita de Cássia.
20h – Vigília Pascal, seguida de Procissão da Ressurreição na Catedral de Sant’ Ana.
20h – Vigília Pascal, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
️ 17 de Abril – Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor.
08h – Missa da Ressurreição, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Setor Aeroporto.
08h – Missa da Ressurreição, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
08h – Missa da Ressurreição, na Igreja Santa Rita de Cássia.
09h – Missa da Ressurreição, na Catedral de Sant’ Ana.
11h – Missa, na Chácara Paraíso.
19h – Missa da Ressurreição, na Catedral de Sant’ Ana.
19h – Missa da Ressurreição, na Igreja Santa Rita de Cássia.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »