03/06/2022 às 05h05min - Atualizada em 03/06/2022 às 05h05min

DF: Secretaria de Saúde recomenda volta de máscaras em locais fechados

Documento expedido pela pasta alerta sobre aumento considerável de novos casos de Covid-19 na capital federal e necessidade de testagem

A Secretaria de Saúde recomendou, nesta quinta-feira (2/6), o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados do Distrito Federal. A pasta também pede aumento da quantidade de testagem e liberação de mais leitos de Covid-19 na capital federal.
 
No documento encaminhado ao diretor de assistência à saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (iges-DF), Nestor Júnior, o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Costa Queiroz Zancanaro, argumenta sobre a alta taxa de transmissão, “que alcançou 1,50 no dia 30/05, com 2.604 casos novos e 8.222 casos ativos”.

Ainda segundo o secretário, a série histórica da lista de espera por leitos de UTI Covid “tem sofrido aumento com o passar dos dias”, e os leitos de enfermaria Covid estão com taxa de ocupação de 100%.

Além do retorno do uso de máscaras em ambientes fechados, Zancanaro solicita a ampliação da oferta de testagem na rede pública de forma capilarizada, e a agilidade na análise do sequenciamento genômico para identificação e monitoramento de novas variantes.
 
 
O secretário também pede a abertura de leitos Covid do Hospital de Campanha da Polícia Militar (HCPM), no quantitativo de 50, “sendo 30 leitos de enfermaria e 20 de UTI”.

Além de reabrir espaços específicos para atendimento de Covid-19 nas unidades de saúde, Zancanaro pede ainda que seja ampliada a “vacinação e adesão à dose de reforço contra Covid-19 no Distrito Federal”.

Apesar da emissão do documento, a decisão da obrigatoriedade ou não do uso de máscaras em ambientes fechados, como recomenda a Secretaria de Saúde, cabe ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »