29/06/2022 às 16h36min - Atualizada em 29/06/2022 às 16h36min

​RESÍDUOS DE PODA DE ÁRVORES DA NEOENERGIA BRASÍLIA BENEFICIAM PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO FEDERAL

Parceria firmada com a Secretaria de Agricultura promove destinação ecologicamente correta de 350 toneladas de material para melhorar a qualidade do solo


Brasília, 29 de junho de 2022 – Com o objetivo de promover a gestão sustentável dos resíduos triturados nas podas feitas em árvores localizadas próximas à rede elétrica, a Neoenergia Brasília firmou, nesta quarta-feira (29), uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI). A ação busca disponibilizar gratuitamente esse material orgânico, rico em substâncias que melhoram a qualidade do solo, à produtores rurais de todo o Distrito Federal. O diretor-presidente da distribuidora, Frederico Candian, e o secretário Candido Teles Araújo participaram da solenidade.

“Essa parceria promove a aproximação e a troca de experiências com os produtores rurais da capital federal”, explica Frederico Candian. “Uma ação que garante a sustentabilidade, a proteção de plantios e a conservação de recursos naturais no meio ambiente”, completa.

O projeto já está sendo tocado, de forma piloto, desde o segundo semestre de 2021. No total, 65 produtores rurais foram beneficiados pela parceria e aproximadamente 350 toneladas – uma média de 40 toneladas por mês - de resíduos triturados das podas de árvores foram distribuídos.

“Esse tipo de parceria chega para beneficiar as pessoas mais importantes desse processo, os produtores rurais”, comemora Candido Teles Araújo. “Importante agradecer a Neoenergia Brasília por todo o trabalho desenvolvido na capital federal e dizermos que ainda temos muita coisa para fazermos juntos”, finaliza.

Dono de uma propriedade na área rural de Planaltina, Claudio Marcio Romanio utiliza o material orgânico para auxiliar na implantação de um bananal. “Estou em Brasília há oito anos e já usava esse tipo de material em Santa Catarina. Ajuda demais a enriquecer o solo. Vai ser de suma importância para o desenvolvimento da minha plantação”, comemora o produtor rural.

O material triturado de poda é um excelente condicionador de solo, aumentando sua impermeabilização e oxigenação. Ele funciona como uma excelente cobertura de proteção do solo, mantendo a umidade e reduzindo o volume de água necessária durante a irrigação. Também pode ser direcionado para compostagem, devolvendo toda essa matéria orgânica para o meio ambiente. Conheça como funciona a parceria da Neoenergia Brasília com a SEAGRI: https://youtu.be/mepjcJE5u9Q

Os interessados em participar desse projeto devem procurar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Distrito Federal, que primeiro mapeia as necessidades e depois faz a indicação. Na sequência, os produtores vão até a SEAGRI para formalizar a doação e buscar o material.

SEGURANÇA - Manter galhos longe da rede elétrica é uma medida de segurança. O trabalho da Neoenergia Brasília visa garantir a tranquilidade dos clientes e reduzir as interrupções no fornecimento de energia causadas pela interferência de árvores na rede. Para isso, a distribuidora realiza, periodicamente, a poda de árvores que estão próximas à fiação elétrica. No primeiro ano de operação da Neoenergia na capital federal foram realizadas mais de 50 mil podas.

Esse trabalho é feito por profissionais habilitados e com técnicas adequadas e tem o objetivo de manter o fornecimento de energia de qualidade aos consumidores com o menor impacto possível na vegetação urbana.



A Neoenergia Brasília reforça a importância de se plantar espécies adequadas ao convívio com as redes elétricas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre as estruturas. Uma das recomendações, por exemplo, é que o plantio não seja realizado a distância inferior a 2,5 metros de equipamentos elétricos, como postes, cabos e transformadores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »