Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um vice-diretor de uma escola pública em Santos, litoral de São Paulo, socando um aluno na porta da unidade, na noite de terça-feira (28/6). O funcionário estaria defendendo um estudante do 9º ano.
Segundo o G1, o caso aconteceu na escola estadual Olga Cury, que fica na Rua Alexandre Fleming, em Aparecida. De acordo com o profissional, tudo começou quando ele foi defender um aluno do 9º ano do ensino fundamental que estava recebendo ameaças de um homem na saída da escola.
No vídeo é possível ouvir o estudante fazendo provocações e empurrando o vice-diretor: “Tá metendo o louco, parceiro?’” Após o empurrão, o funcionário inicia as agressões.
Ele dá um soco no rosto do rapaz e em seguida, os dois caem no asfalto e começam a troca de socos.
No vídeo, estudantes ficam desesperados e tentam apartar a briga. “Gente, ele é de menor, não pode”, dizem alunas durante a gravação. A briga só acaba quando outros estudantes conseguem separar os dois.
“Após afastar o aluno, o educador se tornou o alvo do agressor que passou a abordá-lo com truculência e empurrões, chegando às vias de fato”, disse a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
O vice-diretor registrou um boletim de ocorrência sobre o caso, que foi inserido na plataforma Conviva SP – Placon, que monitora o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino
Em nota, a Seduc-SP diz que repudia qualquer forma de violência, dentro ou fora da escola. Eles explicam também que a unidade escolar e a Diretoria de Ensino estão à disposição dos responsáveis para esclarecimentos.