10/08/2022 às 08h54min - Atualizada em 10/08/2022 às 08h54min

Secretária anuncia duas novas escolas técnicas até o fim do ano no DF

De acordo com Hélvia Paranaguá, uma unidade ficará no Itapoã, para atender também a população do Paranoá, e outra ficará em Santa Maria

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, anunciou a inauguração de mais duas escolas técnicas até o fim do ano no Distrito Federal. A declaração ocorreu durante uma entrevista , na tarde de terça-feira (9/8), , quando a gestora afirmou que aumentou, em 400%, a oferta de vagas na rede pública em comparação com o último governo.
 
“Nós crescemos em 400% o número de novas vagas em relação ao governo anterior e isso é muito. Estamos com muitas escolas sendo construídas e vamos inaugurar duas escolas técnicas ainda neste ano, porque este é um ponto forte do governador Ibaneis e ele quer muito investimento na área das escolas técnicas para gerar emprego e possibilidades para nossos estudantes”, disse.
 
De acordo com a secretária, uma unidade será no Itapoã, para atender também o público do Paranoá, e a outra em Santa Maria, mas ainda não há definição sobre os cursos que serão oferecidos. “Serão mais 2 mil vagas já a partir do próximo ano letivo”, acrescentou.
Busca ativa
 
Hélvia Paranaguá também adiantou que fechará, a partir desta quinta-feira (10/9), uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para fazer a chamada “busca ativa” dos estudantes que deixaram de frequentar as aulas regulares, resultando na evasão escolar potencialiada pela pandemia da Covid-19.
 
“Infelizmente, o aluno que mais deixa a escola é o que está em situação de vulnerabilidade, com pais sem condições de manter as crianças na escola, porque muitos saem [da escola] para trabalhar. Isso não ocorre só no DF, mas no Brasil como um todo. As crianças do campo, principalmente do ensino médio, deixam as salas de aula para ajudar os pais na roça. É todo um trabalho de convencimento para que a criança retorne para a escola”, disse.
 
De acordo com a secretária, a parceria também terá o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
 
 “O técnico da Emater ai em todas as residências rurais. Como ele conhece o campo e atua nessa área, dando assistência técnica rural, é um canal muito bom de perceber um menino em fase escolar, de conversar com a família, de lançar no aplicativo da Unicef, para informar ao governo”, continuou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »