02/09/2022 às 06h22min - Atualizada em 02/09/2022 às 06h22min

Renova-DF: Robério Negreiros propõe aumento na duração de curso e estágio na Novacap

A ideia é aprimorar ainda mais o programa de inclusão e qualificação profissional que, para o distrital, tem melhorado a vida de muitos brasilienses que estavam desempregados

 

Ainda que os índices da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) apontem constantes quedas no desemprego, o número de 260 mil pessoas desocupadas ainda é uma das principais preocupações dos moradores da capital após a crise gerada pela pandemia da Covid-19. Para o deputado distrital e candidato à reeleição Robério Negreiros (PSD), que tem a geração de emprego e renda como uma de suas principais bandeiras, a qualificação profissional é o melhor caminho para reverter essa situação. 
 
Diante dessa preocupação, Robério encaminhou, nesta quinta-feira (1º), um ofício ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para propor que a duração do curso do programa de inclusão social e qualificação profissional Renova-DF seja ampliado de três para seis meses. Para o distrital, que é entusiasta do programa, o Renova-DF teve repercussão positiva e tem melhorado a vida de muitos brasilienses que estavam desempregados. 
 
Segundo a nova proposta, o primeiro trimestre continuaria no formato atual, ou seja, com aulas práticas nas áreas de jardinagem e construção civil e com a disponibilização de bolsa no valor de um salário mínimo mensal. Após essa etapa, a ideia é que os alunos passem por três meses de estágio na Novacap, pago pelo Governo do DF, para que possam auxiliar os servidores da Companhia nos serviços de manutenção de espaços públicos e jardinagem em todas as regiões administrativas. 
 
“Essa ampliação vai melhorar a capacitação desses profissionais, preparando-os
ainda mais para o mercado de trabalho”, defende Robério, que foi o distrital que mais destinou recursos para áreas estratégicas voltadas à qualificação e posterior inserção no mercado de trabalho. Nos últimos quatro anos, o parlamentar encaminhou R$ 31,6 milhões em emendas para financiar programas de capacitação, qualificação e empreendedorismo.
 
A expectativa do Governo do DF é que o Renova-DF capacite cerca de 10 mil pessoas até o fim deste ano. Enquanto aprendem e se qualificam para entrar no mercado de trabalho, os alunos recuperam espaços públicos do DF – foram mais de 560 equipamentos somente no primeiro semestre. Atualmente, os alunos recebem bolsa no valor de um salário mínimo, lanche, transporte e seguro contra acidentes pessoais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »