Líderes mundiais parabenizam o Brasil pela data da independência, nesta quarta-feira. Entre eles, a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, usou a rede social para enviar as felicitações ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e ao povo. Aproveitou a mensagem para mencionar a visita que fez ao país em 1986, da qual disse que lembra “com carinho”.
“Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, desejou a rainha. A mensagem foi compartilhada pela encarregada de negócios do Reino Unido no Brasil, Melaine Hopkins.
Os Estados Unidos da América (EUA), por meio do secretário de Estado, Antony Blinken, preferiu destacar a democracia que, em suas palavras, está entre as maiores do Ocidente. “Os EUA e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todas as pessoas”, assegurou.
Para ele, ainda, os países podem “garantir a paz e a segurança nacional”, além de reforçarem os direitos humanos para as próximas gerações e trabalharem para “aprofundar nosso relacionamento estratégico e econômico vital".
Vladimir Putin, presidente Rússia, a quem Bolsonaro foi visitar em fevereiro deste ano, felicitou o Brasil destacando a “parceria estratégica” entre os países. “Estou seguro de que, pelos esforços mútuos, asseguraremos o reforço da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil em prol dos nossos povos”, divulgou a agência de notícias russa Sputnik.
Ele direcionou uma parte da mensagem ao próprio presidente da República e falou sobre a importância brasileira para o mundo. “Desempenha um papel importante na economia mundial e participa ativamente na resolução de muitos assuntos atuais da agenda regional e global”, acrescentou.
O presidente da China, Xi Jinping, declarou que pelo Brasil se desenvolver de forma pacífica, com “independência e autonomia” tomou uma projeção importante, e tem projeção importante nos assuntos regionais e internacionais. Para a autoridade, as relações sino-brasileiras estão em ascensão.
“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil, e gostaria de trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo e profundo de Parceria Estratégica Global China-Brasil e trazer maiores benefícios para os nossos países e povos”, disse.
Latino-americanos
A Embaixada do Peru, que recebeu a visita, na última sexta-feira (5), do vice-presidente e coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) para falar sobre os problemas fronteiriços, em especial na Amazônia, enviou uma mensagem em razão do Bicentenário da Independência.
“O Peru celebra sua história e cultura e prevê uma irmandade peruano-brasileira cada vez mais plena com democracia, prosperidade e desenvolvimento sustentável”, disseram. Além da lembrança na data, a instituição diplomática ofereceu uma festa, em julho, para estreitar as relações entre as duas nações.
A Argentina também saudou o Brasil. Em mensagem disse que “seguirão trabalhando por uma integração cada vez mais forte”.