Com a proximidade do Dia de Finados, em 2 de novembro, os brasilienses se preparam para as tradicionais homenagens aos entes queridos que morreram. Em 2021, cerca de 500 mil compareceram aos cemitérios do Distrito Federal, este ano, com a vacinação contra a covid-19 e a inexistência de restrições sanitárias, o número pode ser maior.
Para garantir o momento de reverência de quem cumpre a tradição, o horário de funcionamento das seis unidades cemiteriais do DF — Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga Norte e Sobradinho — inicia mais cedo, a partir das 7h.
As visitas se estendem até as 19h, entretanto, velórios e sepultamentos serão realizados em horários regulares, sem interferências do feriado. A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério, que estarão sinalizadas.
Apesar do momento de homenagens, o servidor público aposentado Pedro Correia, 63 anos, prefere se antecipar ao feriado para limpar o túmulo do tio, sepultado na unidade da Asa Sul.
Há três anos, ele vai semanalmente ao local e além de manter o jazigo, ele rega as flores que plantou ao redor da estrutura.