18/11/2022 às 08h31min - Atualizada em 18/11/2022 às 08h31min

Barragem da Vale em Santa Bárbara deixa estado de emergência após obras

A Barragem de Porteirinha, conseguiu atestar sua segurança e não está mais em estado de emergência. É a oitava estrutura da Vale a sair da emergência em 2022

​Barragem de Porteirinha recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e encerrou o estado de emergência - (crédito: Divulgação Vale)

Mais uma população que vivia sob uma barragem em nível de emergência pode dormir mais aliviada, principalmente com a intensificação das chuvas. A Barragem de Porteirinha, em Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais ,recebeu na quarta-feira (16/11) a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e encerrou o estado de emergência.

A estrutura da mineradora Vale fica na Mina de Água Limpa e tinha potencial de afetar uma comunidade de cerca de 100 pesoas, segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

O barramento estava no nível 1 de emergência, que é quando há algum tipo de avaria que necessita de reparo urgente ou quando não se tem todas as informações para emissão do DCE.
 
A barragem Porteirinha é a oitava estrutura com encerramento de nível de emergência em 2022. No mês de outubro, as barragens Sul Inferior (Barão de Cocais), B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, também saíram de emergência.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »