02/01/2023 às 07h23min - Atualizada em 02/01/2023 às 07h23min

Wellington Luiz é eleito o novo presidente da Câmara Legislativa do DF

O emedebista foi o único parlamentar a manifestar interesse em presidir a casa. Eleição vale para o próximo biênio e Ricardo Vale (PT) será o vice-presidente

​(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)


O deputado distrital eleito Wellington Luiz (MDB) foi escolhido presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para o próximo biênio (2023-2024). Wellington saiu vencedor após nenhum outro parlamentar manifestar interesse em ser candidato à presidência.

Com ele, Ricardo Vale (PT) será o vice-presidente. O Correio adiantou, em novembro, que os dois deputados tinham tratativas avançadas para a formação da chapa. Em reunião na manhã de quinta-feira (28/12) com alguns indecisos, o emebedista conseguiu fechar o apoio total. Dos 24 parlamentares presentes na sessão para definição da Mesa Diretora, todos votaram pelo nome de Wellington.

Além deles, a Mesa Diretora será composta por Daniel de Castro (PP), como primeiro secretário; Roosevelt Vilela (PL), como segundo; e Martins Machado (Republicanos), como terceiro.

Para a primeira secretaria, o suplente será o distrital Pepa (PP). Para segundo, o suplente será Doutora Jane (Agir) e a suplência do terceiro secretário fica com Eduardo Pedrosa (União). Minutos antes de iniciar a votação, os parlamentares conversavam sobre a suplência da segunda secretaria — antes de Donizet (PL). Foi um acordo firmado na quinta, e concluído neste domingo (1°/1).

O corregedor da Casa será Joaquim Roriz Neto (PL). Jorge Vianna (PSD) ficou com a ouvidoria. Todas as escolhas foram unânimes, com 24 votos.

Comissões
Das 10 comissões permanentes da Casa, foi definido que Daniel Donizet (PL) será o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT). Paula Belmonte (Cidadania) será vice. Doutora Jane (Agir), Joaquim Roriz Neto (PL) e Rogério Morro da Cruz (PMN) serão membros.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a presidência ficar com o PL de Thiago Manzoni e a vice-presidência com Chico Vigilante (PT). Os membros definidos foram Robério Negreiros (PSD), Fábio Felix (PSol) e Iolando (MDB).
O ex-líder do governo, Hermeto (MDB), será presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF). Ele terá como vice Pepa (PP). Os demais membros são Gabriel Magno (PT), Daniel Donizet (PL) e Eduardo Pedrosa (União).

Para a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), o titular será Eduardo Pedrosa (União), com a vice-presidência de Joaquim Roriz Neto (PL). Os demais membros serão Paula Belmonte (Cidadania), Jaqueline Silva (Agir) e Jorge Vianna (PSD).

Dayse Amarilio (PSB) foi eleita presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O vice será Max Maciel (PSol). Os outros membros vão ser João Cardoso (Avante), Martins Machado (Republicanos) e Pastor Daniel de Castro (PP).

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP) terá presidente o deputado distrital Fábio Felix (PSol). Ricardo Vale (PT) como vice. Os demais membros serão João Cardoso (Avante), Rogério Morro da Cruz (PMN) e Jaqueline Silva (Agir).

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) terá como presidente Gabriel Magno (PT), e vice Dayse Amarilio (PSB). Os demais membros da comissão são Thiago Manzoni (PL), Jorge Vianna (PSD) e Ricardo Vale (PT).

A Comissão de Segurança será presidida pela distrital Doutora Jane (Agir). O vice vai ser Pastor Daniel de Castro (PP). Os outros membros vão ser Roosevelt Vilela (PL), Hermeto (MDB) e Iolando (MDB).

O presidente Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) será Max Maciel (PSol). O vice-presidente foi definido e será Martins Machado (Republicanos). As demais vagas na comissão ficaram com Pepa (PP), Gabriel Magno (PT) e Fábio Felix (PSol).

Presidente no próximo biênio
A maioria dos deputados elogiaram a articulação de Wellington para que a eleição desse domingo ocorresse de forma ágil e tranquila. Em casos de eleições em outras legislaturas, por exemplo, a definição da Mesa Diretora chegou a perdurar até à noite.

“O Fábio (Felix) me cobrou independência (da CLDF), e isso haverá. Estamos aqui pelo voto de confiança que a população nos deu, e vamos fazer o máximo para que não possamos desapontar (…) a população pode esperar muito trabalho, independente e em sintonia com o Executivo”, disse Wellington.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »