11/04/2023 às 08h37min - Atualizada em 11/04/2023 às 08h37min

Bento Gonçalves sedia 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

Principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras reúne, nos dias 13 e 14 de abril, prefeitos, gestores, servidores e vereadores

Bento Gonçalves sedia, nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de abril, o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro de tecnologia voltado para Prefeituras do Estado. O evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, com apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado (FAMURS), União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Sebrae e Associações Regionais de Municípios, vai reunir prefeitos, gestores e vereadores de todo o Estado para tratar de tecnologia e inovação nos serviços públicos.

Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, o Congresso tem o objetivo de facilitar o acesso a soluções tecnológicas, mostrando como diversas cidades usam a tecnologia na formulação de políticas públicas pautada em dados. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades e universidadespodem ser feitas http://sympla.com.br/rcd.

“É o espaço para troca de experiências e acesso a soluções mais próximas da realidade, principalmente, das pequenas e médias cidades. A pandemia acelerou muito a necessidade da informatização de todos os setores. O mais importante quando falamos de cidades conectadas, digitais e inteligentes, é o impacto na melhoria na qualidade de vida das pessoas", observa o diretor da RCD.

O presidente da FAMURS e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destaca a importância do investimento em Cidades Inteligentes na oferta de melhores serviços à população. “Esse tema é extremamente importante porque os municípios têm que se atualizar e estarem atentos às novas tecnologias, aos temas de cidades inteligentes para melhorar a própria gestão e para melhorar o serviço público prestado em cada município. Essa vai ser uma oportunidade importante para que os municípios possam conhecer um pouco mais sobre novas tecnologias, sobre cidades inteligentes e inovação na gestão pública. Estamos apoiando o evento porque é uma grande oportunidade para que os municípios possam atualizar as suas gestões”, ressalta o presidente da FAMURS.

O Congresso contará com a apresentação de cases de sucesso do Estado e das Prefeituras de Palhoça (SC), Guarapuava (PR) e Perolândia (GO). O município catarinense implantou a primeira PPP de iluminação público do Estado, projeto de parceria público-privada que vem possibilitando a aplicação de soluções inteligentes na gestão municipal.

Políticas Públicas Federais - Em conexão direta com Brasília, o evento terá ainda participação da diretora do Departamento de Difusão da Transformação Digital no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Loyane Tavares, que apresenta aos gestores as ferramentas disponíveis na pasta para apoiar a transformação digital dos municípios gaúchos.

Os participantes também terão acesso a uma feira de soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, IGTECH, Softplan, Betha Sistemas, DueLabs, Evolution Tecnologia Funerária, VoxCity, WeSend, Abase Sistemas, Inovadora Sistemas, Póstero, Altbit e Due Laser.

Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Confira aqui a relação de prefeitos.

Também apoiam o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes as associações de municípios AMESNE, AMZOP, AMPLA, AZONASUL.

Serviço:

3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

13 e 14 de abril de 2023

Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold - FUNDAÇÃO CASA DAS ARTES

Rua Herny Hugo Dreher, 127, Planalto, Bento Gonçalves – RS

Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: http://sympla.com.br/rcd

Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »