Uma mãe diz que a filha, de 5 anos, foi impedida de participar de apresentação do Dias das Mães, em Anápolis, no centro de Goiás, por ser autista. O caso aconteceu na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara, no último sábado (6).
De acordo com a artesã Andréa Rodrigues, a direção da escola informara que a cuidadora ajudaria nos preparativos da festa, e que a mãe deveria cuidar da filha durante a festinha. No entanto, no momento da apresentação foi informada que a menina não participaria, pois ela “não apresenta”.
“Sei que ela não iria apresentar como as outras crianças, mas só de ela estar lá já seria bom. É a primeira vez que ela iria participar de uma apresentação na escola. A professora, no entanto, disse para pegar a minha filha e sair para um cantinho para deixar os alunos apresentar. Então eu vim embora [para casa] com ela”, relata.
A criança é diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA) e precisa de cuidadora, pois requer atenção especial para algumas tarefas da rotina escolar.
A Secretaria Municipal de Educação informa, através de nota, que está a par da situação e que nos próximos dias vai apurar o caso. A pasta diz que toma as providências necessárias para garantir o ambiente de inclusão, diversidade e cidadania que são pilares do ensino no município.